ADAPTAÇÃO: Processo de passagem dos contextos individuais da criança para aquilo que conhecemos por coletivo. Do íntimo ao social. Casa e escola. A criança entende e controla os contextos da família. Comunica-se de uma maneira específica sem precisar de muito esforço para se fazer entender. Nos contextos sociais, os desafios aparecem, estimulando a criança a se expor ao meio e a se desenvolver com ferramentas de comunicação e expressão para se fazer presente nos grupos que frequenta. A adaptação, nesses casos, é a tomada de consciência de que sua vida atinge as duas esferas: a de dentro para fora e a de fora para dentro. Esse caminho é o processo. Muitas vezes difícil, mas muito importante, já que é com ele que a criança ganha o mundo. Ela muda o mundo e é transformada por ele.
ADAPTAÇÃO: Entrega. Do corpo e da alma para o desconhecido. A criança se entrega ao novo e se expõe a ele. Abre-se, como pode, para o que está por vir. Às vezes, chora. Pede
colo. Parece que não vai conseguir. Mas, como todo caminho sem destino, sem rota definida, a surpresa: um dia melhor que o outro, até aquele choro ganhar narrativas de novas conquistas.
ADAPTAÇÃO: Tempo e espaço para a escola se refazer para cada criança. Deixar de ser determinada por uma metodologia, por um “já funcionou com um, funcionará com todos”. Padrão, norma e tradição não são aliados à sensibilidade relacional produzida pela adaptação. Cada dia de uma adaptação na escola é a chance de ela se tornar melhor: mais atenta, mais intuitiva. É a oportunidade de nos conectarmos ao tempo de cada pequeno e repensarmos as nossas prioridades: temos crianças ou teorias de crianças diante de nós? A escola muda com a criança e a criança cresce com a escola. Adaptação é troca.
ADAPTAÇÃO: Confiança na opção da família e em si. A escolha da escola determina que esse espaço reflete o nosso modo de vida. Confiar na escola é confiar em si. Adaptação é escolha
por crescer, mesmo nas dificuldades. É coragem de nos reconhecermos, de sermos quem podemos ser e de entregarmos ao mundo a nossa maior preciosidade: as crianças.
ADAPTAÇÃO: A consciência da complexidade. Mais do que sua criança “gostar de ir à escola”. É a vida acontecendo, mas com o apoio dos laços que fazemos ao longo do caminho. O inevitável movimento para que nos tornemos uma sociedade mais unida, justa e generosa. Basta respeitar o que aprendemos de nós mesmos e o que entendemos com o mundo.
ADAPTAÇÃO: Ato de amor, de confiança, de carinho. De dar ao mundo, pela segunda vez, a luz da vida dos nossos filhos e filhas. Aproveitem o momento. Apesar do receio, é essencial
para nós e as crianças. O mundo é o maior presente que podemos ofertar a elas. Embrulhe-o e ofereça-o, sem medo!
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from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Marcelo-Cunha-Bueno-Chao-de-escola/noticia/2020/02/adaptacao-chance-de-comecar-e-recomecar.html