Uma criança de 3 anos e meio saiu sozinha no Centro de Educação Infantil (CEI) Ciranda da Alegria, na manhã desta terça-feira (25), em São Miguel do Oeste, em Santa Catarina.
A pequena Sophie foi encontrada por um casal a duas quadras da creche, próximo a uma agência bancária.
Marcelo Martini, pai da criança, usou as redes sociais para compartilhar a sua revolta diante da situação:
“Gostaria de compartilhar com vocês minha revolta... Hoje por volta do meio-dia ligaram da creche que minha filha vai, dizendo que era para mim ou minha esposa irmos até a creche urgente. Ligaram para a avó dela. Assim que ela entrou em contato comigo, fui até a creche ver o que havia acontecido, imaginando que ela estava machucada. Assim que cheguei no portão, vi a polícia e fiquei em choque. Quando minha filha me viu, logo me abraçou. Quando perguntei o que havia acontecido, me falaram que ela havia saído da creche e foi encontrada duas quadras depois por um casal que ligou para a polícia. NÃO tem como um pai não se revoltar com isso. Uma criança de 3 anos sai da creche, anda duas quadras, atravessa ruas no centro sozinha. Só não aconteceu nada pior porque um casal a encontrou em frente ao Banco Sicoob e ligou para a polícia. Cadê a responsabilidade da creche? O que a prefeitura vai fazer para que coisas assim não aconteçam mais? Isso é uma vergonha! Você deixa seu filho na creche e, infelizmente, fica o dia todo se perguntando será que vai estar bem quando eu for buscar? Infelizmente algumas creches de São Miguel do Oeste estão muito despreparadas”.
De acordo com a polícia, ela teria sumido da creche por volta das 11h10, 11h20. Mas, segundo Marcelo, o pessoal da creche só ligou por volta das 13h, para a sua mãe, ou seja, a avó dela. Ele conta que assim que chegou à escola encontrou a Polícia Militar, alguém da Prefeitura, do Conselho Tutelar e a filha com a avó. “Eles só pediram desculpas, como se nada mais grave tivesse acontecido”, disse o pai em entrevista para a Rádio Peperi.
Na manhã desta quarta-feira (26) o prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, determinou a exoneração da diretora de onde a criança fugiu na terça-feira, além de outras medidas de prevenção. Na terça-feira, apesar do Carnaval, a rede de ensino funcionou normalmente em São Miguel do Oeste.
Confira a nota da prefeitura:
“O prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, determinou na manhã desta quarta-feira (26), a exoneração da diretora da creche de onde uma criança saiu sem ser notada, por volta do meio-dia desta terça-feira (25). Felizmente, a criança foi localizada logo em seguida, e passa bem.
Trevisan anunciou ainda, que as professoras e auxiliares envolvidas serão afastadas de suas funções até que tudo seja esclarecido. O prefeito também determinou a abertura de um procedimento administrativo para identificar os responsáveis.
Além disso, Trevisan ordenou uma revisão imediata nas estruturas de todas as creches do município, a fim de prevenir episódios como o ocorrido nesta terça-feira (25), e melhorar as condições de segurança.”
Esse não é o primeiro caso de confusão em creches de São Miguel do Oeste. Há um mês um bebê de sete meses foi trocado no Centro de Educação Infantil Mundo Mágico, quando a babá foi buscá-lo. Quando foi notada a confusão houve a troca.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Seguranca/noticia/2020/02/em-sc-crianca-sai-sozinha-de-creche-e-e-encontrada-na-calcada-ha-200-metros-do-local.html