Imagine você encontrar um Boeing 737-200 estacionado no meio de uma praça? Na cidade de Iztapalapa, na praça da Colônia Álvaro Obregón, no México, você encontra um. E ele não está lá só por acaso ou para os turistas fazerem selfies do lado de fora, mas para servir de biblioteca digital para as crianças.
A prefeita da cidade, Clara Brugado, criou o projeto chamado "Voar para a utopia", para criar mais áreas verdes e espaços culturais para que as pessoas possam compartilhar bons momentos em sociedade. Essa praça, aliás, era um local que as pessoas evitavam por causa da insegurança e agora está sendo ocupada pelos moradores e servindo até de ponto turístico.
O boeing, que parou de funcionar em 2009, estava no "cemitério" de aeronaves do Aeroporto Internacional da Cidade do México, da extinta aviação Mexicana. Ele foi reformado por ex-membros da empresa de aviação, e receberam assentos novos e computadores. Além disso, há uma minibiblioteca com livros e mesas para as crianças fazerem lição de casa.
E, detalhe, todos os computadores possuem jogos e software instalados com os conceitos básicos de programação. A idéia é que desde pequenas as crianças aprendam a programar para garantir um futuro melhor.
Marcos Gerardo López, mecânico de aviação aposentado, é o encarregado da cabine do avião. Existe um simulador de vôo que as crianças podem ir depois de ter dez visitas ao avião biblioteca. Marcos ensina como é simples (segundo ele) pilotar uma aeronave e revertê-la. Ele até deixa as crianças pegarem o volante do navio por alguns minutos para que fiquem mais empolgados para voltar!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Diversao/Roteiros-da-Diversao/noticia/2020/02/aviao-abandonado-vira-biblioteca-infantil-em-praca-no-mexico.html