Ir para a escola Maria Alves Doria Profa Emei, em Osasco, já faz parte da rotina da pequena Lara, de 4 anos. Como de costume, o avô Juvêncio Melo sempre levava a menina até a sala de aula. No entanto, na última semana foi orientado a deixá-la no pátio, onde crianças fariam o lanche. Para surpresa da família, Lara conseguiu sair da escola sozinha sem que os educadores percebessem.
“Não sabemos o momento que a Lara saiu. Ela disse que pegou sua bolsa e fez o caminho para voltar para casa. São quatro ruas bem movimentadas”, diz a mãe Carla Souza. Felizmente, a menina foi encontrada por uma amiga de Carla, que a avisou do ocorrido. A mãe, que é recepcionista, ainda estava no trabalho quando recebeu a notícia por volta das 9 horas da manhã.
Após pedir dispensa do trabalho, Carla foi até a casa da amiga buscar a filha. Segundo a mãe, Lara estuda nesta Emei há três anos e nunca fez nenhuma reclamação da escola. Naquele dia, a menina lhe disse que queria ir para casa e por isso saiu desacompanhada. “Perguntamos para Lara como ela atravessou a rua e ela disse que olhou para um lado para o outro e como não vinha carro atravessou”, explica a mãe.
Apesar de não saber exatamente como a filha saiu, Carla suspeita que houve uma confusão no dia, pois o portão da entrada ficou aberto e os professores estavam distraídos, entregando o uniforme escolar. É possível que Lara tenha saído neste momento.
Carla tentou conversar com a escola, mas a direção não soube lhe informar o que aconteceu. Os funcionários não perceberam a ausência da menina. A mãe fez um boletim de ocorrência. “Felizmente, a Lara está tranquila. Nós conversamos com ela sobre a situação e explicamos que não é certo sair da escola sozinha. No entanto, eu queria muito que ela mudasse de Emei”, diz.
Nota da Secretaria da Educação
O fato é verídico infelizmente. A Secretaria de Educação já está tomando as providências como abertura de Processo Administrativo de Sindicância, que apurará a negligência ocorrida na unidade educacional com as devidas sanções. Importante salientar que isso não ocorre nas escolas municipais da cidade.
Todos os profissionais são orientados e treinados a cuidar do bem-estar das crianças/estudantes. A ocorrência citada, uma infeliz eventualidade, está sendo tratada com o cuidado que merece.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2020/02/menina-de-4-anos-sai-sozinha-da-escola-ela-atravessou-quatro-ruas-bem-movimentadas-diz-mae.html