Pode ser no trânsito ou em um jogo de futebol. Se você já comentou sobre alguém de forma pejorativa perto do seu filho, saiba que ele absorveu a mensagem. O mesmo, claro, vale para comentários positivos, de acordo com um estudo feito pela Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, com 150 crianças de 4 a 9 anos.
Os cientistas criaram um grupo fictício chamado Gearoos. As crianças foram divididas em três turmas. Uma delas não recebeu informação, a segunda ouviu a conversa de um adulto ao telefone falando coisas negativas sobre os Gearoos e o outro grupo escutou os comentários ruins diretamente de outro adulto. Na sequência, eles foram questionados se gostariam de ser amigos dos Gearoos.
O resultado mostrou que 67% das crianças do primeiro grupo disseram que sim. Dos que ouviram o telefonema, 39% toparam a amizade. Daqueles que receberam a mensagem diretamente, só 21% gostariam de conhecê-los. “Entender como as fofocas moldam as opiniões das crianças mostra aos pais a importância de inspirar respeito em cada frase”, diz o pesquisador Jonathan Lane, professor de Psicologia da Universidade Vanderbilt.
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/noticia/2020/02/cuidado-seu-filho-absorve-tudo-o-que-voce-fala.html