Monday, February 10, 2020

Chuva em SP: aulas canceladas e escolas inundadas

Imagem teria sido gravada no Colégio Santa Cruz, em SP (Foto: Reprodução/Whatsapp)

 

A semana começou com caos na Grande São Paulo. As chuvas, que começaram na noite de domingo (9), ganharam força a partir da primeira hora desta madrugada. Segundo a Prefeitura, em aproximadamente 3 horas choveram cerca de 60 milímetros. Para se ter uma ideia, no mês de fevereiro, a média esperada é de 216,7 mm e até ás 7h de hoje já havia chovido cerca de 179,9mm - o equivalente a 83% da média esperada em apenas 10 dias. 

Segundo divulgado pelo município, as chuvas se dão devido a passagem de uma frente fria pela costa paulista, associada a uma áreas de baixa pressão atmosférica, que produzem fortes temporais. O resultado são ruas e avenidas completamente alagadas. Pela manhã, o número de pontos intransitáveis na capital se aproximavam a 60. Por conta disso, o rodízio de veículos foi suspenso. 

A assessoria de imprensa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou que, por enquanto, as escolas devem funcionar normalmente. A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo também confirmou que as aulas na rede municipal estão mantidas. No entanto, imagens que circulam nas redes sociais mostram a situação de algumas escolas particulares em São Paulo. No colégio Santa Cruz, no Alto de Pinheiros, a força da água jorrando pelos corredores chamou a atenção. "Está tudo embaixo d'água. Virou um piscinão aqui", descreveu a pessoa enquanto filma a situação.

Assista, abaixo, os vídeos que circulam pelas redes sociais (se não conseguir visualizar, clique aqui):

Diversos pais também não conseguiram levar os filhos e muitos colégios pediram para que as crianças ficassem em casa, por conta do quadro reduzido de funcionários.

VEJA O QUE DIZEM OS PAIS

"Ninguém conseguiu ir trabalhar nem estudar, ilhados aqui na Barra Funda." (Daniela Fechio)

"Eu sou professora e não consegui sair do meu bairro Jaguaré." (Ana Lucia Ravagnani)

"Moro em Barueri e quando acordei, já fiquei sabendo que as aulas estavam canceladas através do grupo do condomínio e dos informes da prefeitura no Facebook. Já meu marido saiu as 4h30 pra chegar no aeroporto de Guarulhos e ainda está na altura do Piqueri, parado há mais de 3 horas no mesmo lugar." (Livia Ferreira)

"A escola do meu filho cancelou as aulas hoje. Como ninguém mais aqui de casa conseguiu sair, estamos todos juntos. Morando no bairro do Limão, na Zona Norte." (Danielle Jamas)

"Por aqui, normal! Um estuda no Itaim e a pequena na Vila Mariana! Os dois foram como sempre!" (Bianca S. Martin)

"Uma das unidades da escola das minhas filhas fechou hoje, pois ficou inundada na parte do estacionamento e onde recebem as crianças, mas consegui levar as duas. Não vou arriscar sair do bairro, moro no Panamby." (Maria Pietra Pereira de Sousa)

"A creche do meu filho não abriu. Quem tinha a chave não conseguiu chegar. Tive que cancelar consulta médica por também não conseguir chegar. Moro em Perdizes e a escola dele é na Vila Romana." (Aline Vanderlinde)

"Estamos tentando chegar no aeroporto de Congonhas há quase 3 horas. Remarcamos o voo pra mais tarde, mas não acredito muito que vai dar certo. Com duas crianças no carro. Rezem por nós. Rs" (Maíce Nogueira)

"Sou de Osasco, a escola cancelou a aula." (Priscila Dias)

"Tudo normal, aqui no Campo Belo." (Alessandra Freitas)

"Aqui na Vila Leopoldina um caos. Meu filho estuda do outro lado da ponte, não mandei. As vans ficaram presas no trânsito, algumas mães foram a pé busca seus filhos. Algumas tiveram que atravessar a pé a ponte para chegar até a van. A escola não marcará falta tendo em vista o grande número de alunos aqui do nosso bairro. A manhã foi bem complicada." (Anna Katarina)

"Aqui estamos em casa, aulas suspensas na rede municipal de Barueri." (Andresa Korruquian)



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2020/02/chuva-cancela-aulas-e-inunda-escolas-em-sao-paulo.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...