A amamentação é um dos momentos mais importantes para as mães e filhos. No entanto, nem todas as mulheres conseguem amamentar. Recorrer à doação de leite é uma solução, mas é preciso tomar cuidado. A Academia Americana de Pediatria (AAP) diz que é preciso garantir que o leite materno não esteja contaminado.
Um estudo apresentado na Conferência e Exposição Nacional da AAP em 2019, trouxe dados alarmantes sobre o aleitamento por meio de doação. Por meio do Facebook, 650 mães responderam anonimamente um questionário sobre como recorrem à doação de leite. Cerca de 50% disseram não estar interessadas sobre a segurança do leite que pegam via doação. Quase 80% delas não checaram o histórico médico de suas doadoras, porque acreditam que essas pessoas são confiáveis.
De acordo com a AAP, essa atitude pode se tornar perigosa. O compartilhamento de leite de maneira inadequada pode aumentar os riscos de doenças e expor o bebê à substâncias como álcool e drogas. Se a mãe não tem leite suficiente para alimentar seus filhos nos seis primeiros meses, a AAP recomenda que as mulheres recorram a suplementos alimentares ou a bancos de leite materno oficiais, que passam por rigorosas inspeções.
Segundo Ruth Milanaik, do Departamento de Pediatria do Northwell Health, além das mulheres não saberem dos riscos de compartilhar o leite materno informalmente, elas não comunicam seus médicos sobre a prática. A nova pesquisa foi apresentada juntamente com o estudo “Where to get Donor Breast Milk? Self-Reported Parental Motivations and Concerns Regarding the Choice of Informal Milk Sharing versus Milk Banks”, que constatou que a maioria das postagens online em blog sobre maternidade fala sobre compartilhamento de leite — com foco no compartilhamento informal de leite — sem abordar as preocupações de segurança.
"O compartilhamento informal de leite está se tornando cada vez mais popular e disseminado. Portanto, é crucial que os médicos se conscientizem dessa prática e dos riscos associados, para que possam educar os pacientes e resolver essa crescente preocupação", disse Nikita Sood, pesquisadora do Centro Médico Infantil Cohen Northwell Health, em Nova York, em comunicado.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Amamentacao/noticia/2019/11/doacao-informal-de-leite-80-das-maes-nao-checam-historico-medico-das-doadoras.html