Postar fotos nas redes sociais se tornou um hábito. As pessoas adoram mostrar as viagens que fazem, os restaurantes que frequentam, os encontros com amigos. Os principais acontecimentos ficam registrados nos perfis, como se fosse um álbum de fotos público. E, nesse caso, como resistir a tentação de não compartilhar as fotos dos pequenos? Uma pesquisa recente do China Youth Daily, revela que 78% dos pais postam fotos ou vídeos dos seus filhos nas redes sociais.
+ Privacidade das crianças na internet: quem deixou você postar isso?
Quanto a frequência, quase 40% dos entrevistados disseram que publicam sobre seus filhos uma ou várias vezes por semana, enquanto 5,1% postam uma ou várias vezes por dia. Por outro lado, segundo a pesquisa que ouviu 2 mil pais, 73,5% dos entrevistados concordaram que eles deveriam obter o consentimento de seus filhos antes de postar fotos online.
Apesar da maioria expor fotos dos filhos, 71,2% também afirmam ter preocupações com a privacidade em relação a publicações online de crianças — 58,6% se preocupam em revelar o paradeiro de seus filhos e 49% acham que os direitos de imagem de seus filhos podem ser violados. Além disso, 38,7% acreditam que postar muitas fotos dos filhos não os ajudará a ter uma forte consciência de proteger informações pessoais, mais tarde, na web.
OS RISCOS DAS FOTOS
Se, para você, compartilhar as fotos com a família é importante, vale a pena tomar alguns cuidados. Segundo Margarita Abella, especialista em educação de usuários em segurança online do Google, a orientação é tomar cuidado ao postar imagens da criança com uniforme escolar, em seu condomínio, rua ou local que identifique que a criança estará sempre por ali. Também não deixe endereços visíveis, seja numa postagem fixa ou em um vídeo que “sumirá” em 24 horas. Além disso, ao postar com seu filho em um determinado lugar, opte por fazer isso quando já não estiver mais no local. É o famoso: poste onde você esteve, nunca onde você está. E, mesmo assim, se é um local que você costuma visitar com frequência, vale repensar. Certifique-se também de que a sua localização não está ativada, caso contrário você pode ser localizado até sem querer.
Por fim, ela alerta: "Não conversamos com estranhos ou expomos tudo o que fazemos aos que não conhecemos. O mesmo deve acontecer nas redes sociais". O primeiro passo para ter esse controle é conhecer as configurações de segurança de cada plataforma. Passeie por cada configuração e limite ao máximo quem pode ver suas publicações, quem pode compartilhar. Se o seu número de amigos já fugiu do controle, vale ainda fazer uma limpeza e ver quem realmente interessa manter. “Ainda assim, entenda que uma vez na internet, aquela informação poderá chegar onde você não espera. Vale sempre pensar se realmente há necessidade de fazer o post”, finaliza.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2019/11/quase-80-dos-pais-postam-fotos-dos-filhos-nas-redes-sociais-diz-pesquisa.html