Jesse, Brooke, Claire, Natalie, Karl, Samuel, Cameron, Sabrina, Tim, Brandon, Eva, Nate, Rachel, Eric, Damian e Katelyn. Cansou? Faz sentido, você acabou de ler dezesseis nomes. Mas não, eles não são primos e nem colegas de escola. Todos os dezesseis são irmãos, filhos do casal australiano Jeni e Ray Bonell, de Queensland. Os nove meninos e as sete meninas têm entre 4 e 28 anos.
Mas a família não faz sucesso só pela quantidade de pessoas, mas também pela habilidade de organizar a rotina. "Temos que manter algum tipo de ordem para o caos que é a nossa grande família", brinca a mãe em seu canal no Youtube. Em uma das paredes de casa, uma placa já avisa: "Arrume sua cama antes do café da manhã; Roupas devem ser dobradas e guardadas; Guarde os sapatos nas caixas; Guarde todos os brinquedos/Chão limpo; Aspirar o quarto duas vezes por semana; Espanar o quarto semanalmente; Limpe as portas/armários/interruptores de luz semanalmente".
E o aviso, apenas, não é suficiente. O que mantém, de fato, o dia a dia organizado é a famosa lista de tarefa semanais. "Nossa lista surgiu quando tínhamos seis ou sete filhos. Eu era uma dona de casa e o pai estava trabalhando duro. Embora as crianças fossem pequenas, eu sentia como se não estivesse ensinando a elas como ajudar dentro de casa e como retribuir à família. Se você mora aqui, trabalha aqui, afinal, quando eles se mudarem para suas próprias casas, todas as tarefas serão deles", explica.
Ela lembra que quando começou, a lista era apenas "rabiscos em um pedaço de papel". "Mas com tantas tarefas de meio período das crianças e compromissos como esportes, se tornou realmente complicado. Então, eu coloquei minha cabeça em ação", lembra. Agora, a lista - que inclui desde obrigações da casa como tarefas extraclasse - é organizada e caprichada. A família se senta semanalmente pra montar os seus horários. Depois de fazer a grade, Jeni fotografa, imprime e lamina a lista daquela semana. "Ela fica pendurada na parede para que todos possam ver o trabalho e saber quais são suas atribuições", diz a mãe.
Ela disse que garantiu que todos os seus filhos soubessem o que eles tinham que fazer - até mesmo pra ela não ficar exausta. "Colocamos nossos filhos na lista aos oito anos de idade", diz. mas a grade faz tanto sucesso que os mais jovens ficam até "chateados" por não fazerem parte. "Eu acho bonito", diz a mãe, orgulhosa.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Curiosidades/noticia/2019/04/como-colocar-ordem-na-casa-com-16-filhos.html