“Meu filho de 8 meses comia bem a papinha pastosa. Mas agora, com os pedacinhos, é uma dificuldade. Ele tranca a boca e chora. O que faço?”
Naira Nascimento Lopes, via Facebook
Quando uma criança não gosta de algum alimento, ela faz exatamente isso. Mas, se ela começa a chorar, é porque existe uma insistência, o que não deve acontecer na introdução alimentar. Vale lembrar que persistir (introduzir aos poucos) é diferente de insistir (forçar a comer algo).
Se o seu filho chora, é preciso estar atento aos motivos dessa reação. Será que ele não está conseguindo comer por causa dos dentes? Eles fazem muita diferença na hora de ingerir os pedacinhos, porque a criança não consegue mastigar. Sem contar que tem a mudança no paladar. Geralmente, a papa amassada utiliza pouca carne, por exemplo. Já na papinha com pedaços a quantidade de proteína aumenta, modificando o gosto do prato.
+ Como cuidar dos primeiros dentes e garantir a saúde bucal do seu bebê
Por isso, além de sempre manter os mesmos ingredientes, uma dica é misturar a papinha amassada com a que tem mais pedaços gradualmente. Ou seja, antes de passar para a sólida, tente essa combinação. Nesse caso, comece misturando 70% de papinha com 30% de alimento em pedaços. Conforme seu filho for aceitando, inverta essa proporção até que ele aceite completamente a comida sólida.
Independentemente da forma de adaptação, o mais importante é ter persistência. Mude a receita, inverta as proporções e altere horários, mas jamais insista. Do contrário, a criança pode ficar traumatizada, trancar a boca, chorar... e o momento da refeição, que deveria ser agradável, vai se tornar um pesadelo.
Por último, não esqueça de que a criança deve ser exposta a pelo menos dez vezes ao mesmo alimento para ter certeza de que realmente não gosta dele. Boa sorte!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Dra-Liliane-Oppermann/noticia/2019/04/alimentacao-pastosa-para-solida-como-fazer-transicao.html