As técnicas de transplante de útero estão cada vez mais avançadas. No ano passado, no brasil, uma mãe deu à luz ao primeiro bebê nascido de um útero transplantado de uma mulher que havia falecido. Agora, na Suécia, nasceu o primeiro bebê de um útero transplantando por meio de uma cirurgia feita por robôs, técnica menos invasiva para a receptora, segundo especialistas.
A criança, um menino, veio ao mundo por uma cirurgia cesariana programada, na 36ª semana de gestação. Os nomes da mãe e do bebê não foram revelados, mas o pequeno nasceu saudável, com 48 cm e 2,9 kg, no Hospital Universitário de Sahlgrenska, no país nórdico. Também não foi revelado se a mulher já nasceu sem o útero ou se precisou removê-lo por conta de alguma doença, como câncer.
O transplante de útero foi feito em 2017 e a divulgação da gravidez da paciente só foi feita em janeiro deste ano. De acordo com texto divulgado pela Universidade de Gothenburg, que realizou o estudo, este foi um passo importante no desenvolvimento da segurança de cirurgias que envolvem transplantes uterinos. "Pela primeira vez, estamos demonstrando que técnicas assistidas por robôs, menos invasivas, são possíveis", disse Pernilla Dahm-Kähler, médica que ajudou a executar a cirurgia.
+ Médicos britânicos consideram a possibilidade de fazer transplante de útero em mulheres trans
+ Histerectomia: em que situações é preciso retirar o útero depois do parto?
Apenas 15 bebês no mundo nasceram de úteros transplantados, nove deles na Suécia e um no Brasil. Outros países que já executaram esse tipo de operação foram a Índia e os Estados Unidos.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2019/04/nasce-primeiro-bebe-de-mae-que-recebeu-transplante-de-utero-por-meio-de-cirurgia-robotica.html