Pré-seleção
Antes de acumular propagandas, informativos, receitas médicas, convites e outros papéis, separe, sem medo, o que realmente precisa ser guardado e o que pode ser descartado. O indicado é fazer essa limpa uma vez por semana.
Visualização
Deixe à vista os documentos que são manuseados com mais frequência. Vale ter uma caixa onde ficam as contas do mês, que depois de pagas podem ser encaminhadas para a pasta- arquivo, juntamente com outros papéis importantes.
Setorização
Tenha pastas coloridas e etiquetadas por assuntos. Ex: vermelha para os documentos da família (plano de saúde, escola, viagem) e amarela para os da casa, como contratos de aluguel ou compra do imóvel. E coloque todas as pastas no mesmo local.
Digitalização
Em plena era digital, você ainda guarda notinhas de pagamento? Se elas realmente forem importantes, digitalize-as ou tire foto e guarde numa pasta no celular ou computador. Não abre mão do papel? Faça fotocópia para evitar que os dados se apaguem.
Arquivo temporário
Devem ser mantidos por cinco anos os comprovantes de água, energia, telecomunicações, instituições de ensino, cartão de crédito, impostos e pagamentos de funcionários. Planos de saúde pelo período em que estiver em vigor; e notas fiscais por toda a vida útil do produto.
Vale por todos
Já ouviu falar na declaração anual de quitação de débitos? Trata-se de um documento obrigatório por lei, que é emitido por prestadores de serviços uma vez ao ano e substitui todos os comprovantes de faturas pagas no ano anterior.
Fonte: Personal Organizer Flavia Taulois, do Ateliê da Casa Organizers (SP).
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Videos/Simplifique-sua-vida/noticia/2019/02/6-dicas-para-organizar-os-documentos-em-casa.html