Wednesday, December 5, 2018

Transplante de útero feito com órgão de doadora falecida brasileira é o primeiro no mundo a ter sucesso

Aviso foi dado como precaução. Autoridades garantem a segurança das grávidas e seus bebês (Foto: ThinkStock)

 

O transplante de útero de doadores vivos tornou-se uma realidade para tratar a infertilidade após experiências bem-sucedidas que aconteceram na Suécia, em 2014, o que inspirou outros centros de transplante de útero ao redor do mundo. No entanto, não havia nenhum caso de nascidos vivos via útero de doador falecido. Não havia até agora, já que, na última terça-feira (4), o jornal científico The Lancet publicou um artigo assinado pelo médico Dani Ejzenberg, do Centro de Reprodução Humana do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o responsável pelo transplante de útero feito com órgão de uma doadora brasileira falecida, que resultou no primeiro do mundo a ter um nascimento de criança saudável. Ela está prestes a comemorar o primeiro ano de vida. O caso surge como uma luz no fim do túnel para mulheres inférteis que veem na doação de útero um caminho para a maternidade.

+ Primeiro útero virtual no mundo está sendo construído na Nova Zelândia

O procedimento, estudado por cientistas ao redor do mundo, ainda é experimental, mas conta cada vez mais com realizações usando úteros doados, somando muito mais experiências sem sucesso do que bem-sucedidas, como é esse caso.

No entanto, Ejzenberg considera o resultado da experiência, realizada por ele e sua equipe, importante para que no futuro o procedimento se torne mais comum. À reportagem do jornal O Globo, o médico se mostrou otimista em relação ao futuro: “Imagino e espero que daqui a alguns anos o procedimento possa ser oferecido como prática médica corrente, tornando-se mais uma opção terapêutica para pacientes com fatores uterinos de infertilidade”, disse.

+ Em cesárea, mãe retira o próprio útero

Segundo um levantamento publicado também no The Lancet, feito por médicos brasileiros, desde a primeira doação de útero (de doadoras vivas), feita no ano 2000, na Arábia Saudita, 42 operações foram realizadas. Dessas, apenas 11 resultaram em partos bem-sucedidos, com duas gravidezes ainda em curso.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2018/12/transplante-de-utero-feito-com-orgao-de-doadora-falecida-brasileira-e-o-primeiro-no-mundo-ter-sucesso.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...