Monday, December 3, 2018

Minha filha tem 3 anos e ainda não conseguimos fazer o desfralde. E agora?

Polaroid com foto de bebê de fralda descartável (Foto: Thinkstock)

 

“Minha filha tem 3 anos e ainda não conseguimos fazer o desfralde. Alguma saída para concluir essa fase com tranquilidade?”
Bruna Yassine, mãe de Gabriela, 3 anos

Reforço positivo
Quando minha filha fazia xixi no "lugar certo", comemorávamos e dançávamos muito. No começo, também deixávamos o penico na sala, ou seja, em um local de fácil acesso, perto de onde ela costumava brincar, para evitar os famosos escapes. O que acho é que não podemos ter vergonha das visitas por ter o penico ali na "decoração" da casa. Afinal, a casa é da criança e o ambiente é dela. Deu certo, porque levei de um jeito leve.
Karla Argentim, mãe de Julia, 2 anos

Lado a lado
Tenho gêmeos, e um deles teve bastante dificuldade em passar por essa fase. Foram vários dias em que eu o sentava no vaso sanitário, lia um livro e ficava ao lado dele para que, aos poucos, se acostumasse com a situação.
Monyque Lima Morais, mãe de Breno e Lucas, 6 anos

Aos poucos
Por aqui, demos um passo por vez. Primeiro, compramos um penico que tocava uma música. Depois de alguns dias, quando percebemos que estava dando certo, trocamos por um redutor de assento para vaso sanitário.
Natália Neves, mãe de Arthur Felipe, 2 anos

Na base da brincadeira
Combinei com a minha filha que, quando ela fizesse xixi ou cocô no penico, pintaríamos uma estrela em um mural colado no armário do banheiro. Ela se divertiu muito com a brincadeira e, pouco tempo depois, já estava desfraldada!
Ana Carolina Campos, mãe de Giulia, 4 anos

Palavra de especialista: observe os sinais
O desfralde não acontece de repente. Costuma ser um processo lento e pode demorar para se completar. Por isso, não estranhe se o seu filho levar alguns meses para deixar a fralda. Cada criança tem seu ritmo, e apressá-la pode causar ansiedade desnecessária. É só entre os 2 e os 3 anos que os pequenos estão fisiologicamente prontos para conquistar o trono, pois eles já se comunicam com mais naturalidade, verbalizam suas vontades e conseguem controlar melhor os esfíncteres – músculos que retêm e liberam a urina e as fezes. Não há uma “hora certa” para começar a transição, mas os pais podem (e devem!) ficar de olho em como a criança reage à ideia de usar o penico ou o vaso sanitário. Se ela se incomoda com a fralda cheia e avisa que está com vontade de ir ao banheiro, pode ser sinal de que está preparada. O ideal é que, a partir daí, a família converse e estimule a mudança. Se até os 4 ou 5 anos seu filho não completar o processo, vale consultar o pediatra para avaliar se não há uma disfunção no sistema urinário que possa estar dificultando o desfralde. Fora isso, o segredo é ter persistência e paciência para lidar com os escapes. No momento certo, vocês vão passar por esse desafio e dar mais um passo rumo à autonomia.
Mariane Franco, presidente do Departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

Próximo mês
"Meu filho faz muito escândalo toda vez que vai cortar o cabelo. Não há nada que o acalme. O que faço?"
Bruna Batista, mãe de Arthur, 2 anos

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Funcionou-comigo/noticia/2018/12/minha-filha-tem-3-anos-e-ainda-nao-conseguimos-fazer-o-desfralde-e-agora.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...