Minha neta tem 3 anos e 9 meses e está um pouco acima do peso. Ando preocupada. Devo procurar uma endocrinologista?
Nil Almeida, via Instagram
Saber que uma criança está acima do peso só de olhar para ela não é motivo suficiente para decretar dieta restritiva em casa. Mas é motivo, isso sim, para levantar suspeita e procurar ajuda. A obesidade é considerada uma epidemia mundial e, portanto, bastante preocupante.
É importante que o diagnóstico do sobrepeso seja feito por um pediatra ou nutricionista (especialista formado em nutrição), nutrólogo (formado em medicina, com especialização em nutrologia) ou endocrinologista, todos voltados para o atendimento infantil. O motivo é que, para chegar a este resultado, é preciso ir além da análise da tabela que leva em conta peso, altura e índice de massa corporal, conhecida como curva de IMC, e que está disponível, inclusive, na internet.
Em consultório, conversando com o pai ou a mãe, que respondem oficialmente pela qualidade do cardápio da criança, o profissional vai buscar entender e definir as causas do excesso de peso. Se necessário, fará as correções nutricionais, hormonais e dietéticas para a criança.
Você sabe que a criança está no caminho certo quando não apresenta os hábitos a seguir: ingere bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos, em todas as refeições; sua lancheira é montada com alimentos que vêm prontos da fábrica e embalados em pacotes; fica muito tempo na TV ou no tablet, diariamente.
A receita infalível para prevenir a obesidade infantil é oferecer comida feita em casa, variada, servida na mesa, em companhia da família, sem distrações (leia-se, telas). E incentivar o brincar, movimentando o corpo, prazerosamente, como toda criança deve fazer.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Dra-Liliane-Oppermann/noticia/2018/12/crianca-acima-do-peso-o-que-fazer.html