Tuesday, February 23, 2021

Vacinação de crianças pode ser chave para conter pandemia, defendem especialistas

https://ift.tt/3usnSQ7
Mitos e verdades sobre vacinação (Foto: Getty Images)

 

Embora estudos apontem uma carga viral significativamente menor em crianças contaminadas com o novo coronavírus, especialistas ouvidos pelo britânico The Guardian acreditam que vacinar os pequenos pode ser a chave para conter o avanço da pandemia – que já dura mais de um ano ao redor do mundo.

Para John Edmunds, membro do Grupo de Aconselhamento Científico para Emergências (Sage) do governo do Reino Unido, até que todos - incluindo crianças - sejam vacinados, há um "risco significativo de ressurgimento" do vírus. Ainda assim, vale ressaltar que não está claro qual é o papel desempenhado pelas crianças na transmissão do vírus, de acordo com o Royal College de Pediatria e Saúde Infantil.

LEIA TAMBÉM: Crianças vacinadas contra gripe têm menos chances de ter sintomas graves de covid-19, diz estudo

“Não consigo imaginar como podemos ter esperança de erradicar o vírus, a menos que estejamos dispostos a imunizar a maioria da população”, diz Stanley Plotkin, médico que inventou a vacina contra rubéola e atua como consultor na área de imunizações.

Paul Heath, professor de doenças infecciosas pediátricas da Universidade de Londres, e principal investigador do braço britânico dos testes da vacina Novavax Covid-19, concorda sobre a importância de vacinar as crianças, e diz que a infecção contínua nos pequenos seria potencialmente um reservatório de infecção para adultos não vacinados e os idosos. “E então, ainda pode ser uma estratégia razoável, portanto, vacinar crianças para que não possam transmitir a esses adultos suscetíveis.”

+ 'Agilidade' do sistema imunológico das crianças pode explicar por que elas quase não têm casos graves de covid-19

Outra razão para vacinar crianças seria o aumento da segurança de ambientes educacionais, acrescentou Adam Finn, professor de pediatria no Bristol Children’s Vaccine Center, que faz parte de uma equipe que conduz estudos de vacinas pediátricas contra a covid-19 na Universidade de Bristol. “Se você pode mostrar que imunizando crianças pode garantir a educação ... e remover o risco de isso ser interrompido, é um benefício direto para eles.”

Testes em crianças

Até o momento, as crianças estão fora dos programas de imunização ao redor do mundo. Mas já há testes de alguns laboratórios para verificar a segurança e eficácia da imunização dos pequenos. As empresas Pfizer e Moderna inscreveram crianças acima dos 12 anos em testes clínicos para suas vacinas contra covid-19, nos Estados Unidos, e esperam ter resultados no meio do ano. Já a vacina Oxford/AstraZeneca começou a ser testada em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

+ EXCLUSIVO | Crianças podem tomar a vacina Coronavac? Dra. Ana Escobar explica

Há ainda a expectativa com relação à vacina da Janssen, parte da Johnson and Johnson, que pretende testar a vacina em bebês recém-nascidos e grávidas. Uma outra vacina -desenvolvida pela China National Biotec Group (CNBG), uma subsidiária da Sinopharm - espera ser aprovada na China para uso em crianças e adolescentes antes de março, segundo informou a mídia estatal, citada pela agência Reuters.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/02/vacinacao-de-criancas-pode-ser-chave-para-conter-pandemia-defendem-especialistas.html