Friday, January 22, 2021

Nova variante da covid-19 pode ser mais perigosa para grávidas

Grávida depois dos 40 (Foto: Getty Images)

 

O Ministério da Saúde de Israel alertou, na última quinta-feira (21), que a nova variante do coronavírus que se espalha pelo Reino Unido pode ser ainda mais perigosa para mulheres grávidas.

Em entrevista ao canal de televisão 12 News, a chefe dos serviços de saúde pública israelense, Sharon Alroy-Preis, disse que a nova cepa da covid-19 aumenta o risco de gestantes apresentarem sintomas graves da doença. "As taxas [de contágio entre mulheres grávidas] são muito maiores do que antes. É por isso que mudamos nossa recomendação [e dissemos que as mulheres grávidas deveriam ser vacinadas] ”, disse.

O alerta veio dois dias depois de o governo de Israel anunciar a inclusão de mulheres grávidas entre os grupos prioritários para receber a vacina contra o novo coronavírus. A decisão ocorre na contramão do que ocorre ao redor do mundo, já que até o momento não há estudos que atestem a segurança e a eficácia da vacina em gestantes.

Segundo Sharon Alroy-Preis, o Ministério da Saúde israelense está coletando amostras de mulheres grávidas hospitalizadas com covid-19, para saber se elas estão ou não infectadas com nova cepa do vírus. “Nos cinco casos em que pudemos verificar até o momento, elas estavam [infectados] com a variante britânica. Há uma certa mudança na natureza da pandemia”, explicou.

A estimativa é de que, atualmente, a nova variante do vírus seja responsável por cerca de 30 a 40% das infecções em Israel. As previsões do Ministério da Saúde do país é de que ela se torne a cepa dominante no país nas próximas semanas.

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/01/nova-variante-da-covid-19-pode-ser-mais-perigosa-para-gravidas.html