Wednesday, January 27, 2021

CDC dos EUA diz que é seguro abrir escolas, com precauções

Sala de aula (Foto: Getty Images)

 

Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, as evidências mostram que as escolas norte-americanas podem reabrir com segurança para o ensino presencial, desde que sejam tomadas medidas para reduzir a disseminação da covid. A notícia foi divulgada por pesquisadores do próprio CDC no Journal of the American Associação Médica, nesta terça-feira (26). Eles argumentaram que, conforme os alunos voltaram às escolas em todo o país — e no mundo —, "houve poucas evidências de que as escolas tenham contribuído significativamente para aumentar a transmissão da comunidade".

 

De acordo com o relatório, um estudo de transmissão de covid entre pessoas de 0 a 18 anos no Mississippi descobriu que participar de reuniões e eventos sociais fora de casa, bem como receber visitas dentro de casa, estava associado a um risco maior de infecção. Por outro lado, a frequência escolar não representava os mesmos riscos. "O acúmulo de dados agora sugere um caminho a seguir para manter ou retornar principalmente ou totalmente ao ensino presencial", disseram os pesquisadores.

Segundo eles, a retomada, no entanto, deve seguir algumas regras para reduzir a transmissão de covid nas escolas como o uso de máscaras, distanciamento social, bem como a limitação de atividades como esportes internos e extracurriculares. Além disso, os governos locais precisarão tomar medidas para garantir a redução da transmissão na comunidade para ajudar a prevenir a propagação do vírus nas escolas, disseram, incluindo a restrição de refeições em restaurantes e atividades internas em academias comunitárias. O CDC também recomendou que o aprendizado online e os modelos híbridos continuem disponíveis para manter a quantidade de alunos nas salas de aula mais baixa e fornecer opções para alunos e famílias de alto risco. 

Segundo a People, as escolas de ensino fundamental e médio em todos os EUA fecharam rapidamente em março de 2020 e fizeram a transição para o ensino remoto no restante do ano letivo. Embora o CDC diga que a mudança foi correta no curto prazo, os pesquisadores reconheceram os impactos de longo prazo no bem-estar dos alunos. "O fechamento de escolas pode afetar adversamente o progresso acadêmico, a saúde mental e o acesso a serviços essenciais dos alunos", concluíram.

+ Diretora escreve carta aos pais na pandemia e viraliza: "Se seu filho ficou acordado até tarde, jogou muito videogame e não terminou todos os trabalhos escolares, tudo bem"

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/01/cdc-dos-eua-diz-que-e-seguro-abrir-escolas-com-precaucoes.html