Friday, August 21, 2020

Mãe e 6 filhos são expulsos de avião depois que caçula recusou máscara

Mãe é convidada a se retirar porque criança não quis usar máscara (Foto: Reprodução/NYP)

 

Uma mãe norte-americana e seus seis filhos foram expulsos de um avião da JetBlue com destino a Newark, em Orlando, depois que sua filha de 2 anos não quis usar a máscara. Chaya Bruck, de Midwood, disse à WNBC que quando ela embarcou no vôo com os filhos na quarta-feira (20), a caçula, Dina, recusou-se a colocar a proteção, dando início a uma discussão com uma comissário sobre a idade da menina. “Ele disse: 'Não, ela tem que cobrir o nariz e a boca', e eu disse que poderia tentar, mas não estava conseguindo”, disse a mãe à agência de notícias. “Poucos minutos depois, eles vieram até mim e me disseram que eu teria que pegar minhas coisas e sair do avião”, acrescentou.

Inicialmente, a mãe se recusou a descer da aeronave e diversos passageiros saíram em sua defesa, dizendo à tripulação para deixá-la em paz. No, entanto, um comissário pediu para que eles se retirassem e informou que a família teria permissão para voltar a bordo o mais rápido possível. O vídeo de celular, gravado por um passageiro, capturou parte da discussão. Nele, a mãe está chorando, enquanto outros passageiros defendem sua causa. “Eles foram terrivelmente desagradáveis, meus filhos choravam. Realmente traumatizante”, disse Chaya. “Eu perguntei a eles: 'Devo amarrar as mãos e pés dos meus filhos? O que você quer que eu faça?' Eles só me queriam fora do avião”, completou.

A família, que acabou ficando na Flórida, disse à tripulação que ela entendia que, segundo a política da companhia aérea, sua filha não era obrigada a usar máscara, relatou o The Yeshiva World. “Crianças pequenas que não conseguem manter uma cobertura facial estão isentas dessa exigência”, diz a política da JetBlue citada pelo meio de comunicação judeu. De acordo com a página de alertas de viagens da empresa, que foi atualizada às 14h de quarta-feira: “Todos os viajantes com 2 anos ou mais devem cobrir o nariz e a boca com máscara durante toda a viagem, incluindo durante o check-in, embarque, durante o voo e desembarque”.

+ Vídeo: avó bate em neta por ela recusar máscara em metrô

Em um e-mail para o The Post, o porta-voz da JetBlue Derek Dombrowski disse: “Durante esses tempos sem precedentes, nossa primeira prioridade é manter os tripulantes e clientes seguros, e rapidamente introduzimos novas políticas e procedimentos de segurança durante a pandemia”. Segundo ele, a política de máscaras da companhia aérea foi “atualizada mais recentemente em 10 de agosto para garantir que todos usem uma cobertura facial, adultos e crianças, para ajudar a prevenir a propagação do coronavírus. “Crianças de 2 anos ou mais devem usar uma cobertura facial, consistente com as diretrizes do CDC, que dizem: 'Máscaras não devem ser usadas por crianças com menos de 2 anos'”, afirmou. E acrescentou que os viajantes recebem um e-mail antes de seus voos, informando-os sobre os mais recentes protocolos de segurança e políticas de máscara. “Nossos tripulantes estão prontos para ajudar os clientes que possam precisar de suporte. Temos uma política de remarcação flexível para aqueles que não podem atender a esse requisito, e os clientes que se recusam a seguir esses padrões, após as solicitações dos membros da tripulação, serão analisados ​​para mais elegibilidade de viagem na JetBlue”, finalizou.

Já o marido de Chaya disse ao The Yeshiva World que iria contratar um advogado e abrir um processo contra a empresa. 

+ Mães dão 11 dicas de como fazer crianças usarem máscara

Assista, abaixo, o vídeo gravado por outros passageiros (se não conseguir visualizar, clique aqui):

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/08/mae-e-6-filhos-sao-expulsos-de-aviao-depois-que-cacula-recusou-mascara.html