Saturday, August 22, 2020

"Engravidei usando DIU. Comecei a desconfiar quando senti algo mexer”, diz mãe

Mulher fazendo ultrassom (Foto: Getty Images)

 

Maria Eduarda, 21 anos, de Aracaju (SE), utilizava o dispositivo intrauterino (DIU) hormonal havia nove meses quando engravidou: “Comecei a desconfiar quando senti algo mexer”

+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães

"Quando o meu primogênito, Isaac, hoje com 2 anos e 10 meses, nasceu, eu decidi que era o
momento de colocar um DIU. Eu até tinha planos de engravidar novamente, mas não naquele momento. Depois da colocação, sempre fiz as revisões e estava tudo certo. Como o DIU pode interferir na menstruação, nunca me preocupei com os atrasos. No entanto, alguns sinais fizeram com que eu voltasse ao obstetra.

Naquela época, meu filho tinha 11 meses, ainda mamava no peito, e eu notei que a produçãode leite tinha aumentado. Mas comecei a desconfiar mesmo quando senti algo mexer. Fui ao médico e ele me disse que eram gases, já que o DIU estava no lugar certo e os exames, dentro do esperado. No entanto, eu sabia que havia algo errado e, depois de insistir, o obstetra me pediu uma ultrassonografia. Para minha surpresa, lá estava a Maria, já com 18 semanas e 4 dias. Foi um grande susto!

Na época, meu marido ficou bem alarmado, pois o nosso menino ainda era muito bebê. Retornei ao médico com o resultado do exame e nem ele acreditou que eu estava grávida. Disse que não mexeria no DIU para que não acontecesse um descolamento de placenta, mas, com 24 semanas, meu corpo expulsou o dispositivo.

Quer ver outros conteúdos exclusivos e assinar, além da CRESCER, todas as outras revistas e jornais da Editora Globo ao mesmo tempo? Acesse o Globo Mais, por R$ 4,90 (por três meses)

Maria Luísa nasceu de 38 semanas, em um parto cesárea. Quatro meses depois, optei por fazer laqueadura, já que fiquei com receio de colocar o DIU novamente. Lembro que os primeiros dias em casa com Maria Luísa não foram fáceis, porque meu filho mais velho só queria meu colo e não deixava eu pegar a bebê. Hoje, no entanto, são bem unidos. Maria tem 1 ano e três meses, é esperta e inteligente. Estamos felizes e completos.”

PALAVRA DE ESPECIALISTA
“Os DIUs são o que há de mais moderno em contracepção no mundo. Mas é importante lembrar que não existe método 100% seguro. O risco de o dispositivo sair do lugar só existe para os de cobre e prata. Para o hormonal, não. Esse, que foi o modelo usado por Eduarda, possui uma taxa de falha de apenas 0,2% ao ano. Isso quer dizer que a cada mil mulheres, pelo menos duas vão engravidar. Certamente, ela está dentro desse percentual.”

OBSTETRA ANDRÉ LUIZ MALAVASI, DIRETOR DO SETOR DE GINECOLOGIA DO HOSPITAL ESTADUAL PÉROLA BYINGTON (SP) E DA ASSOCIAÇÃO DE OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA DE SÃO PAULO

ENVIE A SUA HISTÓRIA CRESCER.COM.BR

 


+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

+ Você já curtiu Crescer no Facebook?

+ Acompanha o conteúdo de Crescer? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2020/08/engravidei-usando-diu-comecei-desconfiar-quando-senti-algo-mexer-diz-mae.html