Saturday, August 29, 2020

Estudo mostra que as tradições familiares perdidas estão voltando durante a pandemia

Pai e filha passando tempo juntos (Foto: Getty Images)

 

Jogar cartas, preparar aquela receita especial da bisavó, pedir uma pizza aos sábados ou reproduzir em casa as brincadeiras da sua infância. O isolamento social por conta da covid-19 reuniu famílias novamente e fez com que muitas resgatassem tradições que haviam sido abandonadas pela falta de tempo ou por outros interesses, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria The Family Room, nos Estados Unidos.

+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães

Para chegar a essa conclusão, foram entrevistadas 30 mil pessoas, sendo 12 mil pais e mães de 12 países. Este ano, o número de participantes que citaram o desejo de “celebrar, proteger e fortalecer as tradições e o passado de nossa família” aumentou em 18% para as mães e 14% para os pais. “Essa redescoberta dos costumes não surgiu apenas porque estamos mais tempo dentro de casa com a família. Trata-se de uma profunda mudança na maneira como os pais pensam sobre os rituais que haviam deixado para trás”, explica o pesquisador George Carey, CEO e fundador da The Family Room.

Aqui estão alguns exemplos de famílias que compartilharam conosco a retomada de tradições familiares:

Quer ver outros conteúdos exclusivos e assinar, além da CRESCER, todas as outras revistas e jornais da Editora Globo ao mesmo tempo? Acesse o Globo Mais, por R$ 4,90 (por três meses)

Pavê (Foto: Getty Images)

 

 

“Passamos a preparar aos sábados o pavê da minha avó para ser a sobremesa do almoço de domingo. O doce fica muito mais gostoso no dia seguinte, quando a bolacha absorve o creme e fica suculenta e saborosa.”
SUSANA REIS, 44 ANOS, MÃE DA ÁGATHA, 8, E FERNANDO, 4

Jogo de baralho (Foto: Getty Images)

 

 

“Tiramos os jogos de tabuleiro e o baralho do armário para animar as noites. Quando eu era pequena, fazia o mesmo com meus pais, irmãos, tios e primos. Agora é a nossa vez de apresentar a tradição aos nossos filhos.”
KARLA AMARO, 39 ANOS, MÃE DE LÚCIO, 9, E LUIZ, 7

Criança desenhando (Foto: Getty Images)

 

 

“Recuperamos o hábito de desenhar. Eu tinha esse prazer com meus irmãos, mas a falta de tempo fez com que eu me esquecesse da paixão, que acaba de aflorar novamente. Desta vez, com minhas filhas e meu marido.”
TERESA DIEGUES, 42 ANOS, MÃE DE MARCELA, 12, E ALICE, 8

Família comendo pizza (Foto: Getty Images)

 

“Sem festas ou visitas, a noite de sábado voltou a ser sinônimo de pizza. Na maioria das vezes, preparamos a receita da minha sogra e criamos recheios, mas, quando a preguiça aperta, o delivery salva.”
ALEXANDRE BETANIN, 38 ANOS, PAI DE LUCCA, 6

 

“Replantamos o pé de feijão. As crianças se animaram e criamos uma horta com temperos. O esforço para que as plantas cresçam lembra a minha infância, quando meu pai estava sempre em busca de adubo para seus vasos.”
BRUNO VEIGA, 47 ANOS, PAI DE EDUARDO, 4

 

 

 

+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

+ Você já curtiu Crescer no Facebook?

+ Acompanha o conteúdo de Crescer? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/noticia/2020/08/estudo-mostra-que-tradicoes-familiares-perdidas-estao-voltando-durante-pandemia.html