Thursday, February 20, 2020

Vídeo: bebê de 1 ano impressiona web ao soletrar letras do alfabeto

Antonella, 1 ano e 2 meses, soletra letras do alfabeto (Foto: Reprodução Facebook)

 

No vídeo, enquanto a filha, Antonella, brinca, o pai, Reginaldo Augusto Gonçalves, 29 anos, mostra algumas letra e pergunta quais são. Uma a uma, a menina vai respondendo: "B", "A", "O", "M", "T", "S". A brincadeira poderia passar despercebida se não fosse por um detalhe: Antonella tem apenas 1 ano e 2 meses. Em apenas uma semana, as imagens postadas pela mãe, Nayelen Karine Soares Gonçalves, 26, de Cacoal, em Rondônia, teve mais de 320 compartilhamentos e 8 milhões e meio de visualizações. "Chocado", escreveu uma pessoa. "Que linda! Super inteligente!", comentou outra.

+ Como conversar com seu filho, de acordo com a idade

Em entrevista à CRESCER, a mãe contou que a filha ainda não vai para a escola: "Cuido dela em tempo integral". Mas, então, como a pequena aprendeu tão rápido? "Não sei dizer ao certo quando ela aprendeu, mas ela tem essas letras de E.V.A. desde os três meses. Então, quando ela começou a pegar os objetos, eu já dava as letrinhas nas mãos dela. Mais tarde, começamos a identificar as letras para ela, mas acredito que Antonella começou a aprender mesmo por volta dos 7 ou 8 meses. Aqui em casa, também a deixamos ver desenhos educativos de cores, letras, formas geométricas... Num certo dia, ela foi no tapetinho, buscou uma letra, voltou e falou 'T'. Então, a partir desse momento, começamos a incentivar ainda mais, pois notamos que ela não estava apenas brincando, mas também aprendendo. Pedimos para ela buscar determinada letra ou pegamos letras aleatórias e perguntamos qual é", conta.

+ 40 maneiras de estimular o desenvolvimento do seu filho

Mas a mãe conta que a filha ainda não sabe todas as letras. "Quase todas, mas ela tem dificuldade para pronunciar algumas", diz. "Antonella ainda fala poucas palavras, mas já aprendeu a identificar alguns animais e partes do corpo. Para a gente, até então, era tudo normal. Depois da viralização do vídeo, vimos que talvez ela tenha mais facilidade que outras crianças", diz. Outra habilidade que Antonella começou cedo foi andar. "Ela deu os primeiros passos com dez meses e não parou mais", completa. Sobre o vídeo, a mãe disse que não imaginava tanta repercussão. "Até nos assustamos. Postei na inocência mesmo", finalizou. 

Assista, abaixo, o vídeo que viralizou nas redes sociais (se não conseguir visualizar, clique aqui).

O QUE A CIÊNCIA DIZ?

Uma pesquisa de 2018 feita pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, com 144 bebês de idades entre 1 ano e 1 ano e meio que ainda não falavam, mostrou que as crianças aprendem, ou seja, exercem o raciocínio lógico, antes mesmo de começar a falar. A neuropediatra Karina Weinmann, da Clínica Neurokinder, em São Paulo, ressalta que essa capacidade precoce de raciocínio pode ser reflexo da grande oferta de estímulos dados aos bebês. "Por exemplo, tem pesquisa mostrando que ler para primeira infância, ou seja, antes dos 3 anos, aumenta o repertório de conhecimento da criança e consequentemente a sua capacidade cognitiva e enriquece seu vocabulário", comenta.

Por outro lado, a neuropsicóloga Deborah Moss, explica que saber identificar as letras não significa que a criança saiba o significado de cada uma. "Ela pode relacionar como se fossem desenhos, como cantar uma música, resultado de um superestímulo dos pais ou irmãos mais velhos. Hoje em dia, o mundo letrado está sendo apresentado mais cedo, com livros, tecnologia... Mas uma coisa é repetir as letras e outra é alfabetização", afirma. 

Segundo a especialista, existem avaliações neurospsicológicas pra determinar se uma criança tem altas habilidades, mas, para isso, é necessário um encaminhamento da escola. "Isso é importante para definir como será o aprendizado dessa criança, se ela vai precisar de um trabalho de inclusão, para que não perca o interesse pelos estudos e o trabalho seja adaptado. Mas tem que tomar cuidado para não rotular as crianças, pois uma coisa é seu filho mostrar um potencial além da idade e outra é ele apenas gostar de letras e repetir os nomes delas. São situações diferentes", alerta.

+ Atividades físicas ajudam a exercitar o cérebro também, diz pesquisa

Antonella com os pais, Nayelen e Reginaldo (Foto: Arquivo pessoal)

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Desenvolvimento/noticia/2020/02/video-bebe-de-1-ano-impressiona-web-ao-soletrar-letras-do-alfabeto.html