Saturday, February 22, 2020

Marcos Mion: "É preciso tirar nossos filhos da frente das telas! "

Marcos Mion: "Menos celular, mais conexão real" (Foto: Getty Images)


 

Cada pai e cada mãe são obrigados a lidar com as peculiaridades de seus filhos. Desde
aquelas relacionadas ao temperamento até as que têm a ver com saúde. É preciso saber que o ambiente em que a criança vive impacta na formação da sua personalidade. Os amigos, a escola… tudo influencia. E a lista de particularidades individuais vai longe. Porém, existe uma questão recente que é comum entre todos nós. É um problema que praticamente qualquer pai ou mãe tem de enfrentar hoje; um “monstro” que ataca todos: o celular.

Pessoas que nasceram há mais de 20 anos conheceram uma época quando o máximo de “smart” que existia era um telefone que vinha com uma caixa grande. Ali, você podia deixar um recado, caso não fosse atendido na hora ou, então, dava para mandar um fax. Não sabe o que é isso? Vá até o Google para entender que até a tecnologia viveu um começo que não tinha a ver com “a nuvem”, nada era micro – ao contrário, era físico e grande (risos)!

Temos a missão de criar uma geração que já nasceu conectada, o que proporciona a eles – junto de muitas facilidades – toda sorte de novos problemas. Nós temos de entender para ajudar. O nível de exposição a que eles se submetem nas redes sociais, por exemplo, é muito nocivo. A quantidade de informação recebida passivamente pelo cérebro em meia hora de TikTok é descomunal.

Ter acesso tão fácil e imediato a tudo é uma grande questão que precisamos enfrentar como pais, e que eles vão ter de processar quando crescerem. A solução para esse dilema é uma só: limitar. É preciso tirar nossos filhos da frente das telas! Não falo de proibir. A tecnologia possui benefícios que são incríveis, mas deve haver um limite. A vida real precisa ter maior destaque e espaço no dia de uma criança.

+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães

Foi por conta desse necessário movimento de desconexão digital que lancei Detone este livro com seu filho, com atividades para pais e mães fazerem juntos com as crianças. Atividades reais – e legais! – que estimulam conversas profundas e necessárias, despertam a criatividade, o questionamento, o sujar a mão de terra, com o diferencial de ser realizado em conjunto: pai e mãe com filho ou filha. Todas foram pensadas para serem divertidas e curiosas, para manter a criança longe das telas e abrir espaço para o adulto ter um momento especial com ela, criar um elo. Criatividade em conjunto é uma das coisas que mais unem as pessoas. Toda criança ama ter o pai ou a mãe realizando alguma atividade junto. O livro ainda tem uma sequência de adivinhas perfeita para a hora de pegar a estrada ou para puxar assunto na mesa do almoço.

Muitas vezes, o pai chega em casa e dedica tempo ao filho assistindo a algum vídeo no YouTube com ele. Isso não serve para desenvolver um elo verdadeiro. São duas mentes
separadas, consumindo o mesmo produto, mas recebendo a informação de forma diferente, sem trocar nada (ou quase nada) entre si. Isso acontece porque muitos pais não conseguem pensar em brincadeiras e atividades. O livro é uma ferramenta pronta para pais e mães reaprenderem a brincar juntos e, assim, serem capazes de tirar essa geração (pelo menos um pouco) da frente do celular. É um começo. Um bom começo.

Marcos Mion (Foto: reprodução/instagram)


 

MARCOS MION É APRESENTADOR DE TV, ATOR, FISICULTURISTA E EMPRESÁRIO, CASADO COM SUZANA GULLO E PAI DE ROMEO, 14 ANOS, DONINHA, 10, E TEFO, 9


+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

+ Você já curtiu Crescer no Facebook?

+ Acompanha o conteúdo de Crescer? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Marcos-Mion-Pai-Nivel-Hard/noticia/2020/02/marcos-mion-e-preciso-tirar-nossos-filhos-da-frente-das-telas.html