Tuesday, February 18, 2020

Guia ajuda pais a preparar emocionalmente os filhos para a escola

Elementary school kids sit on floor looking up at teacher (Foto: Getty Images/iStockphoto)

 

Enquanto algumas crianças se adaptam à rotina escolar quase imediatamente, outras sofrem mais para entrar no ritmo. Com o intuito de descobrir o que está por trás dessa diferença entre os pequenos, pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade de Oregon, Estados Unidos, fizeram uma revisão de estudos sobre o tema e criaram um guia para ajudar os pais a incentivar os comportamentos necessários para as crianças se saírem bem na educação infantil.

"Nós combinamos as descobertas teóricas relacionadas à regulação das emoções na primeira infância com a pesquisa aplicada da psicologia escolar", disse a pesquisadora Nicole Giuliani, uma das autoras do estudo publicado neste mês na revista científica Emotion. "Um dos aspectos únicos deste artigo é falar para os pais como usar estratégias de regulação emocional para apoiar os filhos".

De acordo com os pesquisadores, a capacidade de conseguir reconhecer as próprias emoções e a utilização de estratégias eficientes para regulá-las é o principal indicador de que crianças de 2 a 5 anos se adaptarão com facilidade ao ambiente escolar. Essas características também contribuem, segundo o estudo, para uma relação positiva entre adultos e pequenos mesmo diante de situações potencialmente frustrantes.

Os anos na Educação Infantil, apontam os pesquisadores, são o período em que funções executivas do cérebro se desenvolvem e as crianças se tornam capazes de inibir comportamentos indesejados, manter a atenção e concentração e começar a consolidar memórias. "Saúde mental na escola é um assunto em alta hoje em dia”, disse em nota Ellie Harrington, co-autora do estudo. “Estamos vendo mais violência nas escolas e as pessoas estão reconhecendo que não estamos apoiando a saúde mental e as necessidades emocionais das crianças nesse ambiente como deveríamos, As crianças emocionalmente despreparadas para a escola geralmente enfrentam rejeição dos colegas, relacionamentos negativos com os professores e tem mais risco de abandonar os estudos”.

Para que as crianças desenvolvam as habilidades emocionais necessárias para lidar bem com a escola, os pesquisadores recomendaram quatro estratégias principais para os pais aplicarem no dia a dia:

- Exponha as crianças ao vocabulário relacionado às emoções, classificando o que seu filho e outras pessoas estão sentindo de forma clara. Exemplo: “Você deixou seu amigo muito feliz ao dividir o brinquedo! Olha o sorrisão dele!”

- Treine as crianças para usarem estratégias que ajudam a regular as emoções. “Esse quebra-cabeças é complicado. Parece que você está ficando brava e frustrada. Vamos respirar fundo e tentar de novo”.

- Seja o modelo de como lidar com as emoções utilizando linguagem e formas de agir apropriadas. “Obrigada por me dizer que você ainda não está preparado para compartilhar o lápis de cor verde. Vou usar o lápis vermelho enquanto espero a minha vez”.

- Elogie seu filho quando ele tentar usar estratégias para regular as emoções. “Nossa! Que incrível você ter tentado construir a torre mesmo tendo ficado bravo quando ela caiu pela primeira vez”.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2020/02/guia-ajuda-pais-preparar-emocionalmente-os-filhos-para-escola.html