Wednesday, February 26, 2020

Nasce primeiro bebê de óvulos imaturos congelados

Nova técnica de fertilização in vitro (Foto: Getty Images)

 

Uma mulher que ficou infértil por causa da quimioterapia deu à luz ao primeiro bebê nascido de uma técnica em que óvulos imaturos são coletados, amadurecidos em laboratório, congelados e usados mais de cinco anos depois. De acordo com o The Guardian, os especialistas em fertilidade do hospital da Universidade Antoine Béclère em Clamart, perto de Paris, foram os responsáveis pelo procedimento.

O bebê é um menino saudável chamado Jules. "Não sabíamos se os ovos congelados sobreviveriam e manteriam seu potencial de produzir uma gravidez e um bebê saudável. Foi uma boa surpresa", disse, em nota, Michaël Grynberg, chefe de medicina reprodutiva do hospital.

A mulher, que não teve seu nome divulgado, teve os óvulos imaturos coletados aos 29 anos, antes de passar por quimioterapia para tratar um câncer de mama. Eles foram amadurecidos no laboratório por um ou dois dias e depois vitrificados - processo que congela as células rapidamente em nitrogênio. Depois de se recuperar do câncer, a mulher descobriu que não poderia mais engravidar naturalmente e voltou para o hospital para um tratamento de fertilização in vitro.

Dos sete óvulos que estavam congelados, seis sobreviveram ao descongelamento e apenas um se desenvolveu em um embrião saudável. Jules nasceu em 6 de julho de 2019 quando a mulher tinha 34 anos. Mais duas mulheres, uma que recebeu tratamento para câncer de mama e outra para um linfoma, estão grávidas depois de ter o mesmo procedimento realizado no hospital.

Agora que tiveram o primeiro nascimento bem sucedido, os pesquisadores estão buscando maneiras para tornar o procedimento mais eficiente.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2020/02/nasce-primeiro-bebe-de-ovulos-imaturos-congelados.html