O QUE É: De acordo com a dermatologista Adriana Cairo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, e preceptora da residência médica de dermatologia do Hospital Heliópolis (SP), a insolação é o aumento da temperatura corporal acima de 40 graus. E queimadura solar é a vermelhidão causada pela exposição excessiva ao sol que, em casos graves, pode incluir inchaço e bolhas na pele. Ambas são provocadas pela exposição solar em excesso. “Principalmente no horário com maior radiação ultravioleta (das 10h às 16h) e sem proteção adequada”, diz Adriana. Crianças estão mais propensas a ter insolação e queimaduras porque têm a pele sensível.
SINTOMAS: Para insolação, náusea, vômitos, tontura, taquicardia, aumento da frequência respiratória e, em casos mais graves, confusão mental e convulsão são os principais sintomas. Já para as queimaduras, a criança pode sentir ardência na pele, calafrio e calor local.
TRATAMENTO: Manter a criança em repouso, em ambiente fresco, hidratá-la e fazer compressas com água fria. “No caso das queimaduras, deve-se hidratar a pele da criança (prefira um produto para pele sensível, sem fragrância e ureia). Se for queimadura de segundo grau, com maior sensibilidade à dor e ardência, use apenas vaselina sólida. Dependendo do caso, é necessário o uso de anti-inflamatórios específicos”, completa. Em casos mais sérios é importante a avaliação de um profissional para dosar o nível de hidratação e tratar sintomas mais graves.
PREVENÇÃO: Manter a criança na sombra na maior parte do tempo, oferecer líquidos, usar filtro solar (reaplicando a cada duas horas ou a cada mergulho) e roupas com proteção ultravioleta.
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/02/verao-insolacao-e-queimadura-nas-criancas.html