Thursday, April 18, 2019

Vérnix: entenda o que é e conheça os benefícios

Mãe segurando recém-nascido coberto por vérnix (Foto: Hardie Photography/Instagram)

 

Muitas vezes julgado de forma negativa por causa da aparência pouco atraente, o vérnix caseoso - substância esbranquiçada que geralmente recobre a epiderme dos recém-nascidos – tem cada vez mais benefícios reconhecidos pela medicina. Entenda qual é a importância dele e por que vale a pena adiar o primeiro banho do bebê para deixá-lo mais tempo em contato com a pele seu filho

O que é o vérnix?

O vérnix é uma substância esbranquiçada e gordurosa, com textura parecida a do queijo ou da cera, que recobre a pele dos recém-nascidos. Composto por água, lipídios e proteínas, ele começa a ser produzido durante o 3º trimestre de gestação pelas glândulas sebáceas do feto.

Com o avanço da gravidez, a substância vai se desprendendo aos poucos da pele e sendo diluída no líquido amniótico. Por isso, bebês que nascem entre 36 e 39 semanas têm mais chance de nascer com maior quantidade de vérnix, enquanto bebês muito prematuros (que ainda não produziram grandes quantidades da substância) ou nascidos após 40 semanas (quando a substância está mais diluída) costumam apresentar pouca ou nenhuma presença de vérnix.

Qual é sua função?

Durante a vida intrauterina, o vérnix forma uma capa protetora na pele imatura, protegendo-a do líquido amniótico e permitindo seu fortalecimento. Após o nascimento, o creme esbranquiçado lubrifica e hidrata a pele, além de ajudar na regulação de temperatura do bebê, e diminuir a descamação e o risco da infecção bacteriana.

Alguns pesquisadores acreditam que a descamação e pele ressecada vista muitas vezes em nascidos após a 40ª semana de gestação pode ser causada pela ausência de vérnix, mas ainda não há consenso sobre o assunto.

Quanto tempo é preciso esperar para remover o vérnix?

O vérnix não deve ser retirado logo após o nascimento. Geralmente, ele fica mais concentrado na região das dobras, que são áreas de atrito onde a proteção oferecida por ele é muito bem-vinda. A Organização Mundial de Saúde afirma que o mais indicado é aguardar 24 horas para dar o primeiro banho no bebê. Se isso, não for possível, o intervalo mínimo recomendado é de seis horas.

Em poucos dias, o vérnix desgruda e é absorvido pela pele espontaneamente, então, durante o banho, não é recomendado esfregar a pele do bebê nem tentar retirar a substância.

Existe alguma situação em que o vérnix precisa ser removido logo após o parto?

Quando há presença de mecônio no líquido amniótico o bebê deve ser lavado imediatamente para diminuir o risco de infecções bacterianas. Outra exceção ocorre no caso de bebês de mães com infecções como HIV e hepatite que também devem tomar banho logo após o parto para diminuir o risco de transmissão das doenças.

Fonte: Lilian dos Santos Rodrigues Sadeck, vice-presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo e presidente do Departamento de Neonatologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo; e Consenso de cuidado com a pele do recém-nascido, da Sociedade Brasileira de Pediatria.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Saude/noticia/2019/04/vernix-entenda-o-que-e-e-conheca-os-beneficios.html