Monday, April 22, 2019

"Quando vi o Vitor desmamando e a Rafa crescida, tive que olhar para mim. Foram dois anos até recuperar minha forma física", diz Amandha Lee

Amandha adotou o esporte como estilo de vida (Foto: Reprodução Instagram)

 

A atriz Amandha Lee, mãe de Rafaela, 9, e Vitor, 6, está melhor do que nunca aos 40 anos. "Quando vi o Vitor desmamando e a Rafa crescida, tive que olhar para mim. Retomei minha rotina de exercícios e cuidados comigo mesma. Uma espécie de resgate da minha autoestima", conta ela, em entrevista à CRESCER.

Hoje, além de atriz, Amandha é triatleta amadora e mantém uma rotina que prioriza exercícios físicos e alimentação saudável. Mas nem sempre foi assim. Ela revela que engordou em excesso durante as gestações. Hoje, com trinta quilos a menos, diz que resolveu emagrecer "pensando na qualidade de vida, não só na estética". A inspiração também veio do companheiro, o ex-jogador de vôlei Nalbert, com quem é casada há 6 anos.

Em relação à vida profissional - fora das telenovelas desde 2012 -, ela retornou aos palcos no ano passado, quando fez a peça Agora e na Hora, com temporada no Rio de Janeiro e em São Paulo. "Depois fiz a série Cinema Café, com direção de Paulo Fontenelle. Agora, estou na fase de captação para minha peça infanto/juvenil Uma Tal de Alice, e na pré-produção do meu projeto áudio visual que terá como foco o esporte", conta. Confira, abaixo, a entrevista completa.

Amandha amamentando Vitor (Foto: Reprodução Instagram)

 

Durantes as gestações, você engordou mais de 20 quilos. Como se sentiu durante e após a gravidez?

Com a gravidez inesperada da Rafaela, muitas coisas mudaram, uma delas foi a minha forma de ver a vida. Estava num estado de plenitude tão grande, depois do susto, que não me importava muito com a estética e cobranças do mundo que vivemos. Vivi intensamente aquele momento e, pela primeira vez, me permiti não fazer nada. Apenas cuidar da gravidez. Na época, o metabolismo desacelerou, fiquei cansada e com uma fome absurda. Mas, tinha a certeza que seria passageiro. E foi! Engordei muito na primeira e, na segunda, já planejada, engordei, mas tive uma novela para a qual precisei engordar mais e emagrecer ao longo dela. Enquanto estava no puerpério, respeitei muito esse momento sem ansiedades e cobranças pessoais. Quando vi o Vitor desmamando e a Rafa crescida, tive que olhar para mim. Aí que as minhas questões vieram. Mas, sempre fui uma pessoa otimista e com muita força de vontade de fazer tudo que queria e segui em frente, para conhecer aquela nova Amandha que nascia junto com as crianças. Retomei minha rotina de exercícios e cuidados comigo mesma. Foi um resgate da minha autoestima. Não foi fácil, mas como sempre tive o esporte muito presente na minha vida, fui atrás novamente. Cuidei da mente, do espírito e do corpo. Naquele momento, meu maior objetivo era encontrar esse equilíbrio. Foram quase dois anos até chegar na minha forma original, só que agora, ainda melhor, com a maturidade cerceando tudo!

Você emagreceu mais de trinta quilos, é isso? Como foi?

Há quatro anos voltei à minha forma física de sempre. Quando o Vitor completou um ano e começou a desmamar, comecei a fazer um trabalho de reeducação alimentar com a Patrícia Davidson. Ela me ensinou e ajudou muito a enfrentar essa fase do emagrecimento com muita consciência e entendimento. Descobri um novo olhar para os alimentos e passo isso aos meus filhos. Atividade física juntamente com uma alimentação de qualidade, não tem como dar errado!

Amandha Lee, em plena forma aos 40 anos (Foto: Reprodução Instagram)

Você tem focado no triatlo. O que o esporte trouxe para a sua vida?

Comecei a fazer o Triathlon há dois anos. O esporte paralelamente com a arte me equilibram. O esporte me acalma e a arte me liberta. O esporte me ensina a ter disciplina, concentração, auto conhecimento, superação e respeito com o próximo, tudo isso levo pro meu trabalho e dia a dia.

Como essa mudança de hábitos impactou na vida das crianças?

Sempre passei pra eles a importância de uma alimentação saudável. Não podemos ter preguiça no início da descoberta alimentar deles. Isso fará toda diferença lá na frente. Desde pequenos, apresentei uma grande variedade de legumes, verduras, frutas e proteínas. Hoje em dia eles comem de tudo. Uma regra aqui em casa: sempre tem que ter pelo menos um “leguminho“ no prato. Com a prática do esporte, acaba que todos entram na rotina de dormir mais cedo e acordar mais cedo e, com isso, a energia aumenta e sobra bastante pra fazer as atividades na parte da manhã!

Você gosta de cozinhar e criar receitas saudáveis. De onde vem a inspiração? 

Sempre gostei de cozinhar, herdei da minha mãe que, por sinal, não sei até hoje o que ela  não sabe fazer! (risos) Gosto de fazer opções de lanches para eles levarem pra escola. Não tem sensação melhor que ver seu filho comendo o que você fez com tanto amor e gostando! Mas haja criatividade, pois todo dia eles levam lanche! A minha maior inspiração são os meus filhos mesmo, comecei a perceber que estavam enjoando um pouco de levar quase a mesma coisa, então tive que mudar e diversificar! Nos finais de semana sempre me aventuro com eles. Às vezes, algumas receitas dão errado, mas a diversão é tanta que compensa!

+ Confira uma receita exclusiva de torta de legumes de Amandha Lee

Para você, qual é o maior desafio na educação dos filhos?

No caso dos meus filhos, pela idade, sem dúvida nenhuma é a tecnologia. Eu e o Nalbert somos muito atentos a isso com eles e inclusive com nós mesmos, porque o excesso de hoje pode ser o problema de amanhã. Aqui, priorizamos mais as brincadeiras de crianças. O "descer pro play" é sagrado e sem celular. Tem hora certa pra ver tv e dar uma olhada no tablet. A tecnologia veio pra ajudar mas temos que equilibrar esses dois mundos, o real e o virtual. Criança precisa ser criança e brincar muito. O uso da tecnologia é inevitavel no mundo de hoje mas percebemos e cremos que o equilíbrio e bom senso é o caminho certo pra trazer benefícios posteriormente, quando adolescentes e adultos.

Amandha e Nalbert com os filhos Vitor e Rafa (Foto: Reprodução Instagram)

 

Ainda hoje, existe uma cobrança para que as mulheres emagreçam após a gestação. O que você diria para as mães que acabaram de ter filhos?

A única coisa que posso dizer é: aproveitem ao máximo esse momento que passa tão rápido! Não podemos perder tempo com coisas menores. Mas, acho que hoje em dia uma parte das mulheres já não está mais ligando tanto para os padrões impostos pela sociedade. Está começando a cair por terra essa ilusão de que todas as mulheres têm que ser magras. Eu sou a favor da atividade física como qualidade de vida e não só como estética. Até porque, tudo que não tem consistência, não se sustenta. A maternidade por si só já nos faz pensar e agir diferente!

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Pais-famosos/noticia/2019/04/quando-vi-o-vitor-desmamando-e-rafa-crescida-tive-que-olhar-para-mim-foram-dois-anos-ate-recuperar-minha-forma-fisica-diz-amandha-lee.html