Thursday, March 14, 2019

“Viagem a sós”

A primeira viagem a sós (Foto: Arquivo pessoal/ Bruno Côrtes)

 

“Pai, você está bem?”, perguntou Julia preocupada diante de um cenário que não era mesmo dos melhores. Estávamos os dois debaixo de uma chuva torrencial, andando pra lá e pra cá, ela e seus 21 quilos no meu colo, eu tentando segurar o guarda-chuva, e querendo achar alguém para me dar informação. Estávamos perto do lugar onde o show aconteceria, mas não conseguíamos achar a entrada certa.

Pode não parecer nada demais o contratempo, e na verdade, não é mesmo. Mas a pergunta de Juju diz muito do que ela é.

Julia na neve (Foto: Arquivo pessoal/ Bruno Côrtes)

 

Julia é uma menina muito parceira. E na nossa primeira viagem a sós não foi diferente. Fomos para Gramado no meio de dezembro curtir o famoso “Natal-Luz”. Pra quem não conhece, a cidade da serra gaúcha vive o Natal desde o fim de outubro até o início de janeiro. As ruas e casas ficam enfeitadas, vários espetáculos natalinos são realizados, os parques ficam cheios de milhares de turistas que vão visitar a cidade nessa época do ano. E como Julia tem 7 anos, acredita em Papai Noel e adora Natal, achei que seria um bom destino para uma viagem que para mim era bem emblemática! A primeira de muitas onde só estaríamos eu e ela.

Fui falando da viagem semanas antes. Ela foi ficando animada. Contava os dias pra chegar logo a tal data de pegar o avião. Ficamos numa casa e não em hotel, o que sempre prefiro. E pelo jeito, ela também. Juju adorou “ter” uma casa em Gramado. Gostou de ir ao supermercado comprar nossos mantimentos: comida pro café da manhã, guloseimas, frutas, etc. Fui com várias dicas, e cada dia íamos escolhendo o que fazer. Sem muita programação. Decidíamos na noite anterior ou no dia de manhã mesmo e partíamos.

Ela ficou encantada com a Vila do Papai Noel! E se deliciou com a neve artificial do Snowland. Foi a primeira vez que viu neve na vida! Ver um filho amarradão, feliz já seria motivo pra deixar qualquer pai satisfeito. Mas o melhor, pra mim, foi constatar que Julia é parceira demais! E o quanto ela também adorou ter esse tempo exclusivamente nosso. Por uma coincidência incrível encontramos com um primo meu, a esposa e as duas filhas, que Julia ama. Foi maravilhoso pra ela! Teve a companhia das primas na maioria dos passeios. Brincaram e se divertiram demais. Mas acho que mesmo sem eu falar com ela sobre isso, Julia também estava ali curtindo essa possibilidade de estar só comigo. Quando falei despretensiosamente sobre como foi legal ter as primas lá e tal, ela me disse: “foi ótimo, mas eu adorei mesmo era quando a gente estava sozinho”. É uma delicia ouvir esse tipo de coisa. Me faz acreditar que ela também me acha um bom parceiro.

Julia e o Papai Noel (Foto: Arquivo pessoal/ Bruno Côrtes)

 

E sobre a pergunta de Julia que escrevi aqui logo no início, é mais uma prova dessa parceria. Nesses 5 dias, ela fez manha várias vezes, reclamou, foi desobediente em alguns momentos, levou bronca, mas quando o bicho pega, e eu preciso dela, ela está lá. Sempre a postos.  Muito mais madura do que eu possa esperar. Querendo ajudar. Querendo me ajudar. Achamos a tal entrada pro show de Natal mas nem curtimos tanto o espetáculo, mal lembro de detalhes. Mas nunca vou esquecer da perguntinha simples e cheia de significados de Juju.

Bruno Côrtes (Foto: arquivo pessoal)

 

Bruno Côrtes é pai de Julia, 6 anos. Já viveu um ano e meio longe da filha por causa do trabalho. Foi correspondente do SporTV em Nova York. Hoje, aproveita cada minuto ao lado dela. E tenta adequar a vida corrida de jornalista com a de pai.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Bruno-Cortes/noticia/2019/03/viagem-sos.html