Saturday, March 2, 2019

Cães podem ser mais eficazes que andadores e bengalas para crianças com paralisia cerebral

Cães ajudam crianças com paralisia cerebral (Foto: MIRA)

 

 

 

Que eles são os melhores amigos do homem, a gente já sabe, mas daí a serem mais eficazes que andadores ou bagalas, é novidade! Pois uma equipe de pesquisadores, fisioterapeutas e veterinários da Escola de Ciências da Reabilitação do USask, no Canadá, está estudando como grandes cães podem ajudar a melhorar a mobilidade, o equilíbrio e o bem-estar de crianças que vivem com paralisia cerebral.

Segundo a fisioterapeuta Sarah Donkers, esses animais podem ser mais eficazes do que os andadores e bengalas na melhoria da marcha e da mobilidade de algumas crianças - e mais agradáveis também. Ela descobriu que a raça Labernese (cruzamento de cães de montanha de Bernese) melhora visivelmente a capacidade das crianças de andar. "Temos visto melhorias imediatas nos padrões de caminhada das crianças. Achamos que isso pode ter a ver com o animal tendo um ritmo natural, mas é isso que vamos estudar", diz.

Pais pedem ajuda para balançar bebê com paralisia cerebral

"Queremos saber como essas melhorias ocorrem e vamos estudar muitas coisas, como padrões de ativação muscular. Esta é uma estratégia de intervenção inovadora para melhorar a marcha, independência e bem-estar geral", completa. "Os cães são projetados para substituir algumas das ajudas de caminhada e ajudar no treinamento de equilíbrio, mas também fornecem outras funções e dão mais confiança às pessoas. Elas podem ajudar a navegar em ambientes do mundo real - como passar por uma porta ou ajudar no caso de um cair e os cães podem tornar a terapia mais agradável ", explica Sarah.

Os cientistas ainda contam com a parceria de profissionais do College of Kinesiology, do Departamento de Sociologia e do Western College of Veterinary Medicine e Mira, uma organização sem fins lucrativos que treina cães de serviço, para pesquisar sobre o bem-estar dos cães e ajudar a melhorar seus cuidados. "O objetivo, a longo prazo, é aumentar o uso de cães de reabilitação e cães de serviço de mobilidade em reabilitação física", finaliza. Recentemente, o estudo foi premiado com US $ 50 mil pela Fundação de Pesquisa de Saúde de Saskatchewan.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2019/03/caes-podem-ser-mais-eficazes-que-andadores-e-bengalas-para-criancas-com-paralisia-cerebral.html