Friday, March 15, 2019

Biscoito de polvilho é saudável para crianças?

criança comendo cereal (Foto: Pixabay)

 

 

 

O biscoito de polvilho é uma opção saudável para crianças?
Marina Pereira, via Instagram

Esse tipo de biscoito é um alimento muito oferecido aos pequenos. Além de barato e fácil de ser encontrado nas prateleiras, ele derrete na boca. Por isso, não é preciso ter dentes para comê-lo – os pais ficam mais seguros em deixar as crianças pequenas saboreá-lo e, pelo mesmo motivo, idosos também gostam do produto. No mais, ele é leve, de fácil digestão, sem glúten e, portanto, hipoalergênico, ideal para quem tem algum tipo de restrição a essa proteína.

+ Só 6% das crianças rejeitam legumes na alimentação

O “porém” do biscoito também está no rótulo: é que a maioria tem muito sódio e gordura hidrogenada. Desse ponto de vista, ele não é saudável. Na versão doce, tem muito açúcar, e também perde pontos. Mas, veja, uma coisa é dar um pacote a uma criança, outra é dar apenas um ou dois biscoitos (de sal) no dia – o que não é um problema. Ler o rótulo é a melhor saída: o biscoito tradicional, mineiro, leva não mais do que polvilho, água, leite, sal, ovo e, como gordura, óleo de soja ou banha de porco – calórico, porém natural.

Uma alternativa é buscar o produto em padarias especializadas em itens sem glúten, que estão criando versões ditas funcionais, incluindo chia, linhaça e farelo de aveia na receita. E, porque são artesanais e funcionais, essas padarias se preocupam mais com a quantidade de sódio. Vale investir, mesmo que talvez sejam opções mais caras que as marcas que produzem em larga escala, encontradas em supermercados.

+ 3 ideias para usar o queijo fresco na alimentação das crianças

Quem tem o excelente hábito de cozinhar, pode preparar o biscoito em casa – não faltam receitas. Em geral, vai levar óleo de boa qualidade, uma quantidade de sal controlada, nada de aditivos químicos, que fazem mal, nem farinha de soja, por exemplo, que algumas marcas usam para baratear o custo do produto ou manipular sua textura.

Há uma grande oferta de produtos industrializados com pouco (ou nada) de ingredientes naturais e vários aditivos químicos. Para evitar no cardápio.

Liliane Oppermann é nutróloga, diretora da clínica e Spa Opper Life (SP) e mãe de Luiza, 15, Livia, 6, e Lara, 5. Também é autora de Mind detox. Mande sua dúvida para: crescer@edglobo.com.br (Foto: )

Liliane Oppermann é nutróloga, diretora da clínica e Spa Opper Life (SP) e mãe de Luiza, 15, Livia, 6, e Lara, 5. Também é autora de Mind Detox.

Mande sua dúvida para: crescer@edglobo.com.br

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Dra-Liliane-Oppermann/noticia/2019/03/biscoito-de-polvilho-e-saudavel-para-criancas.html