Friday, March 1, 2019

Gravidez psicológica? Elas acreditam que estão esperando bebês há anos

Elas acreditam que estão esperando bebês por anos (Foto: Pexels)

 

 

Imagine sentir seu bebê mexendo, ter a certeza de que ele está lá, mas ninguém acreditar em você? Essa é a realidade de milhares de mulheres em todo o mundo. Na internet, elas se reúnem para celebrar e trocar experiências sobre uma gravidez que, segundo os médicos, não existe.

Em um grupo no Facebook com mais de 7 mil membros, elas chamam essa condição de "gravidez enigmática". "É um gravidez onde não há hCG detectável no sistema da mãe devido a um desequilíbrio hormonal, resultando em um período de gestação extremamente longo, que normalmente é de 3 a 5 anos. Todas as urinas e testes de gravidez no sangue serão negativos durante uma gravidez enigmática. Se a mãe tiver uma anomalia uterina, seus ultrassons também serão negativos. Devido à natureza da cripta gravidez, muitas mulheres não percebem que estão grávidas até o parto, mas muitas estão muito conscientes de que estão realmente grávidas", explicam.

Com suspeita de apendicite, mãe vai ao hospital e descobre que está grávida

São mulheres que dizem ter um período de gravidez diferente do padrão. Elas tiram fotos de suas "barrigas crescentes" e compartilham imagens de seus ultrassons onde, apesar dos médicos dizerem que não há nenhuma evidência de um bebê, elas discordam. Também costumam postar vídeos usando dopplers domésticos para detectar o batimento cardíaco fetal.

Grávidez que dura anos

Mulher afirma que está grávida há 3 anos (Foto: Reprodução Youtube)

No ano passado, uma mulher chamada Zona apareceu em uma programa de TV americano falando sobre sua gravidez de três anos. "Minha barriga continuou a crescer por três anos e meio, mas cresce a taxas super baixas. Meus seios estão macios, meu humor está super ruim, eu posso estar chorando um minuto, feliz no próximo", conta. 

"Quando eu vou a um médico e faço um teste de gravidez, é claro, ele não aparece no sangue ou na urina. Eles também me fizeram ultrassonografias, e me dizem que todas deram negativo. Os médicos estão errados, eu não me importo com o grau de médico que possuem, tenho 1.000% de certeza de que estou grávida", explica. Zona diz também que a notícia da sua gravidez também acabou dividindo a família, já que alguns parentes não acreditam nela.

Nas redes sociais, uma nigeriana também afirma ter dado à luz a gêmeos depois de uma gravidez de 6 anos. "Parabéns, eu sei que você está feliz que acabou. Eu tenho carregado meu anjo ou anjos há 3 anos", comentou uma mulher. No entanto, diversas outras pessoas disseram não acreditar. "Você precisa procurar ajuda profissional", escreveu uma. "Ela achou que estava grávida e não estava, mas na verdade ficou grávida", disse outra.

Mulher diz que gravidez de gêmeos durou 3anos (Foto: Reprodução Facebook)

 

 

 

 

O que dizem os especialistas?

Segundo a psicológica Ana Paula Marques, do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam), a gravidez enigmática é semelhante a gravidez psicológica. "A enigmática é o inverso da gravidez negada, que é quando a mulher não percebe, pois não está preparada para as alterações físicas e psicológicas de uma gestação", diz.

"Já na psicológica ou enigmática, a mulher tem forte desejo de estar grávida e se tornar mãe, por isso, ela manda comandos ao cérebro e o corpo responde com sintomas típicos da gravidez, como enjoos, mudanças de humor e até inchaço abdominal. Em alguns casos, esse desejo de estar grávida é tão grande que ela para de menstruar e tem até leite", explica. "Então, ela vai acreditar que os testes estão errados e buscar pessoas que também acreditam nessa gravidez. Ela é incapaz de perceber que ali não tem batimentos cardíacos", completa. 

A orientação para a família, nesse caso, é acolher e não se afastar. "Quanto mais os parentes negarem essa gravidez, mais ela irá se sentir incompreendida e fortalecer sua crença. É preciso acolher essa mulher e tentar orientá-la a buscar ajuda de um profissional da saúde. No entanto, é preciso ter cuidado na abordagem e no tratamento", alerta. "Só dessa forma será possível entender os motivos dessa crença e desconstruir essa ideia de gravidez. Até mesmo para que ela possa ter uma possibilidade maior de uma gravidez real. Às vezes, essa condição pode ser fruto de um bloqueio ou traumas passados", finaliza.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Curiosidades/noticia/2019/03/gravidez-psicologica-elas-acreditam-que-estao-esperando-bebes-ha-anos.html