Fundamental para manter o equilíbrio do corpo, a água precisa estar presente na dieta básica desde a infância – e nada de pensar só nas crianças, viu? O líquido é importante em qualquer idade. Especialmente no verão, quando está muito quente, suamos em excesso e há uma perda de água por meio da respiração, do suor e da urina. Por isso, é preciso aumentar o ritmo de reposição.
Para beber
Segundo Claudio Wulkan, dermatologista da Sociedade Brasileira e Americana de Dermatologia e do Hospital Albert Einstein (SP), a quantidade que deve ser ingerida por dia é determinada em função dos alimentos e dos líquidos consumidos. Uma região do cérebro chamada hipotálamo regula a sede e é esse mecanismo que diz para beber menos ou mais água. Para os adultos, no geral, aconselha-se a ingestão de dois litros de água diários.
O assunto é tão sério que desidratação pode causar mal estar, cansaço, febre e até perda das atividades normais de consciência. A água também ajuda no quesito beleza: para a pele, por exemplo, o aspecto seco não muda se houver mais ingestão do líquido. No entanto, consumir menos que o recomendado pode deixá-la mais ressecada.
Você se preocupa com a quantidade de água que seu filho bebe por dia, mas esquece de você? Que tal lembrar de tomar um pouco a cada vez que for oferecer para as crianças? Assim, você não esquece!
COMO ARMAZENAR
E como garantir a qualidade da água? “Há um burburinho e um consenso entre homeopatas e médicos que estudam a medicina não tradicional de que as garrafas, principalmente as plásticas que são derivadas do petróleo e transportadas em caminhões durante horas expostas ao calor, liberam substâncias que podem causar malefícios que ainda não sabemos exatamente quais são. Oriento a comprar garrafas específicas, que não liberam substâncias. Isso significa não usar as clássicas garrafas transparentes e água de filtro”, comentou Claudio.
Para lavar
Na praia ou piscina, que fazem a alegria das famílias durante o verão, é importante lavar o corpo e o cabelo para remover resíduos de sujeira e sal. Após um mergulho, um pouco de água corrente ajuda a evitar o acúmulo dessas substâncias. Um borrifador com água não é como um banho, mas ajuda e refrescar e a dar uma sensação de bem estar. “Lembrando que a proteção deve ser feita com filtro solar, boné, guarda sol e todos os utensílios que estiverem disponíveis”, disse o dermatologista.
Para refrescar
Ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras de drogarias e perfumarias, a água termal tem alguns íons e sais com efeito anti-inflamatório. Durante o calor intenso, o produto pode ser utilizado algumas vezes na praia porque ajuda a hidratar e diminuir a inflamação da pele causada pelo sol. “É uma água com algumas propriedades específicas, mas não é a resposta para todo tipo de insolação”, lembrou o especialista.
Atualmente, já é possível adquirir águas termais manipuladas. As outras são retiradas de diferentes fontes no mundo e cada uma delas tem uma propriedade característica, dependendo de onde vieram. Uma é mais rica em magnésio e a outra em cálcio, o que muda totalmente a finalidade do produto. O ideal é que a sua seja indicada por um especialista.
Uma solução para refrescar a pele mais vezes no calor, se você não for muito fã de mergulhos, é levar na bolsa um borrifador com água mineral e manter em um local fresco durante o tempo que ficar na praia ou na piscina.
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Familia/noticia/2020/01/verao-importancia-da-agua-na-estacao-mais-quente-do-ano.html