Um vídeo que circula pelas redes sociais tem revoltado internautas de vários lugares do mundo. Enquanto uma grávida está deitada na maca, em uma sala de parto, aparentemente sofrendo com as dores, vários médicos e enfermeiros celebram o ano novo e fazem uma contagem regressiva. Os profissionais parecem estar esperando que o bebê seja o primeiro nascido de 2019. Quando acaba a contagem, um médico pega o bebê rapidamente e o coloca sobre a mãe, enquanto os outros gritam e pulam. Alguns deles usam chapéus e outros adereços festivos.
O caso aconteceu na Maternidade Roosevelt, na Guatemala. Muitos dos profissionais de saúde presentes na sala estavam com celular em punho, registrando o momento. Enquanto muitos internautas criticaram o comportamento dos médicos que, em vez de ajudar a grávida e respeitá-la, pulavam e gritavam. "'Nasce justo quando o ano começava', quando se vê tão claramente que eles estavam retendo-o. Chega de violência obstétrica", comentou uma pessoa, na postagem do vídeo no Facebook.
Mas há quem defenda também. "A emoção de médicos e enfermeiros por ver uma criatura nascer, já que eles não podem estar com suas famílias por estarem de plantão, por eles, que sacrificam suas famílias por outras, Deus os abençoe", escreveu uma pessoa.
O Hospital Roosevelt não se pronunciou sobre o caso.
Assista ao vídeo abaixo (clique aqui, se não conseguir visualizar):
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Parto/noticia/2019/01/medicos-celebram-ano-novo-enquanto-gravida-chora-de-dor-na-sala-de-parto.html