Friday, November 9, 2018

Bebês e chimpanzés compartilham da mesma "técnica" para dar risada, conclui estudo

A técnica utilizada para dar risada é comum entre macacos e bebês pequenos (Foto: Thinkstock)

 

As semelhanças entre humanos e outros primatas, como os chimpanzés, são muitas e os cientistas acabam de descobrir mais uma delas: a risada dos bebês é muito parecida com a dos macacos. Cientistas da Canadian Acoustical Association, do Canadá, analisaram gravações de risadas de 44 bebês, com idades entre três e 18 meses, para chegar a essa conclusão. Os bebês pequenos, assim como os animais, riem quando inspiram e expiram o ar, enquanto as crianças mais velhos e os adultos, concentram as risadas na expiração. 

"Humanos adultos, às vezes, também riem ao inspirar, mas a proporção é notávelmente diferente da usada por crianças menores chimpanzés. Nossos resultados, até agora, sugerem que a mudança é gradual e não acontece de repente", explica Disa Sauter, pesquisadora que coordenou o estudo. 

A mudança na técnica para dar risada não parece estar ligada a nenhum marco específico do desenvolvimento, segundo os pesquisadores. De acordo com eles, o controle vocal que é desenvolvido conforme as crianças aprendem a falar pode ser o motivo pelo qual os humanos são os únicos primatas que dão risada apenas quando expiram. Agora, os cientistas tentam entender se existe alguma relação entre o fato de a risada ser com inspiração ou expiração e os motivos pelos quais as pessoas riem, o que também muda com a idade. Nas crianças, a risada é mais provocada por sensações físicas, como cócegas, e, nos adultos, ela acontece, em geral, como resultado das interações sociais. Sauter explica ainda que pretende tentar entender melhor se as descobertas do estudo se aplicam apenas à risada ou também a outras formas de vocalização. 

Mas por que essa descoberta é importante?
Segundo os cientistas que participaram do estudo, os resultados podem ir bem além de uma simples curiosidade. Isso porque eles podem levar a novas ideias para tentar entender a produção vocal em crianças com problemas de desenvolvimento. "Se soubermos como os bebês que se desenvolvem normalmente soam, pode ser interessante estudar crianças em risco para ver se existem sinais precoces de desenvolvimento atípico nas vocalizações não-verbais [como o riso] da emoção", explicou a coordenadora do estudo. 

+ Vídeo mostra bebê de apenas seis dias dando risada depois de “fingir” que estava dormindo



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Desenvolvimento/noticia/2018/11/bebes-e-chimpanzes-compartilham-da-mesma-tecnica-para-dar-risada-conclui-estudo.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...