Friday, June 25, 2021

"Precisamos reconhecer que as crianças estão sendo muito fortes e resilientes na pandemia", diz ministra britânica

https://ift.tt/3wXrvhR

O número de crianças sofrendo com problemas de saúde mental aumentou durante a pandemia. Mas, em vez de apenas rotulá-las como vítimas dessa situação, também devemos reconhecer os esforços das crianças em se adaptar às medidas impostas pelo isolamento social. Foi isso o que defendeu Nadine Dorries, ministra de saúde mental do Reino Unido, em uma fala ao Comitê de Saúde e Assistência Social britânico. 

Ansiedade (Foto: Getty Images)

 

"Tem sido um ano difícil para todos e, particularmente, para as crianças que não foram à escola, tiveram suas rotinas interrompidas, foram separadas dos seus amigos, do concíveio social... Vimos, principalmente nos primeiros meses de pandemia, relatos de mau humor, ansiedade e problemas de saúde mental", disse. 

Uma pesquisa do Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra (NHS) mostrou que uma em cada seis crianças apresentou problemas emocionais no último ano. Segundo a ministra, além de oferecer serviços e ferramentas de acolhimento, também é preciso reconhecer os esforços das crianças em se adaptar às novas condições impostas pela pandemia. "Em vez de rotular como uma geração que tem problemas de saúde mental, acho que devemos nos orgulhar imensamente, porque as crianças estão tirando de letra o lockdown", disse. 

Quando questionada sobre relatos de crianças que estão tendo crises de ansiedade por reencontrar amigos presencialmente, Dorries disse que devemos olhar a situação com cautela. "Acho que precisamos ter muito cuidado com a linguagem que usamos e com o que queremos dizer com 'crise de ansiedade'. Não podemos atribuir tudo como problema de saúde mental, porque nem sempre é o caso."

Segundo ela, antes de falar sobre tratamentos para saúde mental, é preciso conscientizar a população e as famílias sobre estratégias de promoção de bem-estar. "Não podemos levar a população a acreditar que tem sérios problemas de saúde mental, quando na verdade o que eles podem ter é apenas um baixo nível de ansiedade", finalizou. 

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da ​Crescer? É só clicar aqui e assinar!



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/06/precisamos-reconhecer-que-criancas-estao-sendo-muito-fortes-e-resilientes-na-pandemia-diz-ministra-britanica.html