Tuesday, June 22, 2021

Mulher faz desabafo depois de ter sido obrigada a usar máscara ao dar à luz gêmeas

https://ift.tt/3gRBcJr

A britânica Priya Ladva fez um desabafo nas redes sociais nesta segunda-feira (21) depois de ter sido obrigada a usar máscara ao dar à luz suas filhas gêmeas. “Um levantamento com 936 mulheres, feito em dezembro de 2020 por uma ONG em defesa dos direitos da gestante descobriu que uma em cada cinco mulheres que deram à luz no ano passado durante a pandemia foi forçada a usar máscaras durante todo o trabalho de parto, apesar de haver uma diretriz divulgada em julho passado declarando que elas estão isentas nessa situação. Eu fui essa uma em cada cinco”, escreveu Priya.

+ Acesse conteúdo exclusivo de Disney, Pixar, Star Wars, Marvel e National Geographic no Disney+. Assine agora e assista a mais de 900 filmes e séries. Link patrocinado produzido por G.Lab para Disney+

Primeira foto de Priya com as filhas gêmeas (Foto: Reprodução Instagram)

 

Em entrevista ao jornal local Metro Online, a jovem falou sobre a dificuldade de usar o equipamento durante o parto normal das filhas gêmeas em abril de 2020. “Fui ao hospital quando precisei induzir o trabalho de parto e lá recebi uma máscara. Fui instruída a colocar o equipamento toda vez que alguém entrasse no meu quarto ou que eu precisasse sair para usar o banheiro. Concordei sem questionar”, disse a mãe de três.

Como as enfermeiras entravam e saíam do quarto da britânica com frequência para verificar o intervalo entre as contrações e monitorar os bebês, Priya ficava a maior parte do tempo de máscara. “O ar-condicionado estava desligado para evitar a transmissão de Covid então o quarto estava muito quente, o que era ainda pior porque estava com meu nariz e boca cobertos. Só 24 horas depois de dar entrada no hospital, o trabalho de parto começou a progredir. Não é de se admirar que as coisas tenham sido tão lentas - a experiência do parto estava sendo estressante e usar a máscara naquele momento foi muito desconfortável”, disse a britânica. Estresse e adrenalina são conhecidos por dificultar a progressão do parto.

Dois dias depois de chegar ao hospital, Priya finalmente estava com dilatação suficiente para começar a empurrar. “Estava exausta, não havia dormido direito nas últimas 48 horas e agora precisava usar todos os músculos do meu corpo e toda a força que tinha para fazer o parto. Rapidamente comecei a me sentir muito quente, especialmente por estar com o rosto coberto, e, instintivamente, baixei minha máscara. O alívio foi breve, pois logo ela foi colocada de volta no meu rosto por uma enfermeira que disse que era necessário usá-la. Naquele momento, meu marido e eu não tivemos reação, estávamos no piloto automático, fazendo o que era dito para dar às nossas gêmeas a melhor chance de um parto saudável”, afirmou.

Priya precisou usar máscara durante todo o trabalho de parto, que durou mais de 48 horas (Foto: Reprodução Instagram)

 

Cada empurrão tornava a tarefa de respirar com a máscara mais difícil. “Senti que estava ficando cada vez mais quente. Lembro-me de ouvir todos na sala me encorajando, mas tudo que eu podia sentir era aquele calor terrível e sufocante. Isso aconteceu por cerca de 40 minutos, intervalo em que minhas duas filhas nasceram. Depois da chegada da primeira bebê, meu marido e as parteiras me disseram para ir mais devagar e descansar um pouco antes da próxima. Disseram que estava exagerando e não deveria me apressar, mas eu precisava desesperadamente que aquilo acabasse. Não aguentava mais o calor e a sensação de sufocamento. Por fim, nossas duas filhas nasceram saudáveis. Mas, mesmo assim, não pude tirar a máscara, exceto por um breve momento em que foi registrada minha primeira foto com elas. Quando amigos e familiares viram as fotos do hospital, eles ficaram chocados por me ver de máscara”, contou Priya.

A britânica afirma que, na época, não pensou em questionar o protocolo do hospital. “Três meses depois, em julho, foi publicada a diretriz de que mulheres não precisavam usar a máscara no trabalho de parto. Saber que a angústia que passei no parto das gêmeas foi desnecessária tornou tudo pior. Fico triste por não ter aproveitado meu segundo parto como fiz no primeiro, com meu filho. Apesar de ser doloroso, é uma experiência especial da qual queria lembrar pelas razões certas. Infelizmente, não foi o que aconteceu”, disse Priya.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/06/mulher-faz-desabafo-depois-de-ter-sido-obrigada-usar-mascara-ao-dar-luz-gemeas.html