Monday, October 26, 2020

"Minha sogra exige ser a primeira a segurar meu bebê e a escolher o nome", desabafa gestante

barriga de grávida (Foto: Thinkstock)

 

Uma gestante resolveu desabafar e pedir conselhos no fórum online Reddit. Segundo ela, sua sogra afirmou que é "tradição" que ela esteja presente no parto, seja a primeira a segurar o bebê e tenha a honra de escolher o nome da criança. A mulher, que está casada há dois anos e tem três filhos de um casamento anterior, explicou que seu parceiro é um padrasto "incrível". 

+ Relato de mãe: "Minha sogra não gostou do nome do meu filho e inventou outro"

Embora eles nunca tenham discutido sobre ter filhos juntos, a mãe descobriu que estava grávida em abril e seu marido ficou "extremamente animado" com a notícia, assim como as famílias de ambos. Mas ela diz que, desde que sua sogra descobriu, ''tenta assumir tudo", incluindo o chá de bebê e até ser a primeira a saber se eles estão esperando um menino ou menina. "E agora ela acaba de anunciar para nós que é 'tradição' que ela escolha o nome do neto, que tem que estar no nascimento, além de segurar o bebê antes do pai. Eu e meu marido já dissemos não, mas ela teve um ataque e tentou nos dizer que é tradição", escreveu. 

Segundo a mãe, o marido disse foi a primeira vez que ele ouviu falar disso, e que é algo que não deveria nem ser discutido", completou. Quando o marido consultou os irmãos, que já são pais, todos disseram que a mãe tentou fazer o mesmo quando tiveram o primeiro filho, também alegando ser "tradição". 

REPERCUSSÃO ONLINE

A postagem chamou atenção e atraiu diversos comentário, claro! Muitas pessoas aconselharam a gestante a passar o mínimo de informações. No entanto, ela conta que já tentou fazer isso e a reação da sogra foi chorar e dizer que ela precisa estar lá porque será seu último neto. "Eu e o meu marido estamos ignorando ela, desde então, mas ela parece não entender os limites", explicou. "Como pode ser uma 'tradição' se ela mesma começou? Ela só quer estar no controle", criticou uma pessoa.

SOGRA X CHEGADA NETOS

Confira, abaixo, algumas dicas da psicóloga Ana Cristina Barros Fróes, da Associação de Terapia Familiar do Rio de Janeiro, para manter um bom relacionamento com a sogra após a chegada dos netos:

• Seu companheiro precisa se posicionar e estar presente nos conflitos. Ele deve ser uma espécie de mediador, pois tem as duas relações fortes. Então, ainda na gravidez, combinem algumas coisas. Só que essa conversa tem de ser sempre a três: pai, mãe e avó.

• Mas antes de partir para um diálogo a três, converse com seu companheiro. Fale sobre tudo o que a incomoda. Casais que possuem uma aliança funcional, de cooperação e apoio, tendem a ter um melhor relacionamento com as avós.

• Os três primeiros meses do bebê serão de muitos aprendizados para os pais, e essa mudança abrupta, onde todo mundo quer ajudar ou, em outros casos, falta ajuda, causa sobrecarga. Para buscar o equilíbrio, a melhor saída é sempre o diálogo.

• Estabelecer uma rotina da casa com horários pré-definidos é uma boa dica para colocar limites. Informe isso às visitas, incluindo os integrantes da família. Faz parte da lei da boa convivência. A rotina vai colocando todo mundo na mesma sintonia.

• Evite radicalismos. Para dar certo, os dois lados precisam ceder. Se você não quer que o seu filho coma doce e a avó insiste em fazer um bolinho, que tal propor a substituição do açúcar refinado pelo mascavo? Use sempre o bom senso!

• Não esqueça que a sogra é a mãe do seu marido. Por isso, evite falar mal e trate sempre com educação.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2020/10/minha-sogra-exige-ser-primeira-segurar-meu-bebe-e-escolher-o-nome-desabafa-gestante.html