Friday, October 23, 2020

Menina se queima após brincar com álcool em gel e mãe desabafa: "É de partir o coração, minha filha acha que é feia agora"

Menina se queima com álcool em gel (Foto: Reprodução: Daily Mail/Caters News Agency )

 

Uma menina de 6 anos ficou com graves queimaduras no rosto, depois de o álcool gel com que ela estava brincando ter pegado fogo. A pequena Izabella, de Ohio (EUA), estava com uma babá e alguns amigos quando o acidente aconteceu. Segundo informações do Daily Mail, após sair de casa, a mãe da menina Larrissa Schaffenberg, 29, recebeu um telefonema lhe dizendo para ir ao hospital, às pressas, porque sua filha tinha queimado o rosto. "Comecei a entrar em pânico, deixei o trabalho imediatamente e fui ao hospital."

A mãe conta que a filha estava brincando com o irmão mais velho, o primo e os filhos da vizinha. "Eles estavam mexendo no álcool em gel que estava por aí, porque o usávamos o tempo todo para nos proteger contra a covid 19". As crianças começaram a brincar de espirrar álcool em gel na varanda, foi então que um dos filhos do vizinho acabou acedendo um isqueiro e causando o fogo que atingiu o rosto de Izabella. “Quando chegamos ao hospital, e vi o que havia acontecido com seu rosto, fiquei arrasada. Minha linda garotinha, como isso pode ter acontecido com ela?", diz a mãe. 

Fogo atingiu o rosto da menina (Foto: Reprodução: Daily Mail/Caters News Agency )

 

No hospital, os médicos tiveram que cortar as roupas de Izabella, dar remédios para ajudar com a dor e limpar todas as queimaduras. Ela teve que passar a noite no hospital. Depois de ter alta, Larrissa teve que continuar limpando as queimaduras da filha duas vezes ao dia, removendo e reaplicando a gaze. Felizmente, a menina não precisou de enxerto de pele e suas cicatrizes já estão se fechando. 

Menina tem graves queimadura após brincar com álcool em gel (Foto: Reprodução: Daily Mail/Caters News Agency )

 

Larrissa diz que Izabella levou três meses para finalmente conseguir se olhar no espelho após o acidente, pois estava com muito medo do que veria. "É de partir o coração, minha filha acha que ela é feia agora", disse Larrissa, mãe de três filhos. "Eu tenho que dizer a ela todos os dias que ela é linda e que não precisa ser igual a todo mundo para ser linda, mas muitas vezes ela não acredita em mim. 

As aulas de Izabella estão ocorrendo online, devido às restrições do coronavírus, ela diz que é um alívio para ela, pois pode desligar a câmera para que nenhum de seus colegas possa vê-la. "Estou tão chocada que um álcool em gel s pudesse causar tantos danos, eu não sabia que poderia explodir assim', disse Larrissa. “Foi tão traumático para Izabella que me sinto péssimo por isso ter acontecido com ela. 

Alerta aos pais

De acordo com a oftalmologista Patrícia Ferraz Mendes, do Hospital Infantil Sabará, há riscos no álcool em gel quando em contato com os olhos ou a boca – locais sem a proteção da pele. Nestes casos, é possível que haja queimaduras. 

“O álcool usado nessas formulações tem como maneira de matar os germes a agressão das proteínas e lipídios de suas membranas celulares. Ocorre que essas proteínas e lipídeos também compõem as nossas células. Na pele, a lesão não ocorre pois temos a queratina como barreira de proteção. Porém, na boca ou nos olhos a ação torna-se direta, causando lesões tipo queimaduras químicas.

Nos olhos, as queimaduras podem causar desde uma conjuntivite até lesões extensas e graves na córnea, como ocorreu com Bento.

Por conta disso, a recomendação é que o álcool gel seja usado apenas por crianças que já tenham compreensão de que não podem colocar as mãos na boca ou nos olhos. Ainda assim, o uso deve ser sempre supervisionado e orientado por um adulto.

Para as crianças, a melhor alternativa para a higiene das mãos é sempre a lavagem com água e sabão. O álcool gel deve ser usado apenas quando não é possível lavar as mãos.

Outra dica é nunca deixar frascos e vidros ao alcance das crianças para evitar manipulações indevidas e não supervisionadas.

E sempre importante lembrar: caso o produto caia nos olhos, lave com água corrente ou soro fisiológico e procure um oftalmologista para avaliar a extensão do quadro e o tratamento adequado.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/10/menina-se-queima-apos-brincar-com-alcool-em-gel-e-mae-desabafa-e-de-partir-o-coracao-minha-filha-acha-que-e-feia-agora.html