Friday, March 20, 2020

Menino que mora na Holanda grava mensagem para avó, no Brasil, sobre coronavírus

Lucas gravou uma mensagem para a avó não sair de casa, por causa do coronavírus (Foto: Reprodução/Facebook)

 

O pequeno Lucas, 5 anos, nasceu em Dubai, mas mora na Europa com os pais desde o ano passado. O continente se tornou o epicentro do coronavírus, com alguns países em situações gravíssimas, como a Itália. Lucas mora com os pais na Holanda, onde a doença também obrigou a população a se isolar e a evitar contato social. Ao saber que o vírus tinha chegado com força ao Brasil e que os idosos são o grupo que tem maior risco de complicações sérias, o menino gravou um vídeo para a avó de 70 anos, que mora sozinha em São Paulo. O vídeo viralizou nas redes sociais da mãe e emocionou, principalmente, a comunidade brasileira que mora fora do país.

Assista: 

"Estamos preocupados com ela e fizemos esse apelo para que se cuide e não saia de casa. Meu filho fala português com sotaque, por isso, as frases não são gramaticalmente corretas", conta a mãe do menino, Juliana Soares Blok, a CRESCER. O pai dele é holandês e não fala português. 

Apesar de morarem longe, Lucas tem muito contato com a avó, Iolanda. Ela ia visitar a filha com frequência em Dubai e eles se comunicam por aplicativos de mensagem, vídeo e áudio, na internet. "Nunca fomos ao Brasil, mas minha mãe viajou todos os anos para nos visitar. Eles têm muito contato desde que Lucas era bebê. Minha mãe mora sozinha. Meu irmão se mudou com a família para os Estados Unidos há alguns anos e meu pai faleceu há 12", diz a mãe.

Lucas ainda bebê no colo da avó, Iolanda (Foto: Arquivo pessoal)

 

"Na minha postagem, muitos amigos relataram que se emocionaram com o vídeo, por estarem na mesma situação", explica. "A comunidade brasileira no exterior é muito grande. Somos muitos filhos e netos preocupados com nossos pais, vovós e vovôs que moram longe de nós. Ainda mais sem nem poder viajar... Só aqui, na minha cidade, somos inúmeros na mesma situação", relata. 

A avó de Lucas, Iolanda, amou o vídeo e enviou uma resposta ao neto, pelo Facebook da mãe dele. "Oi, Lucas. Eu não estou saindo de casa. Obrigada por você se preocupar comigo. Você é muito lindo. A vovó te ama", escreveu.  

A avó sempre viaja para visitar o neto (Foto: Arquivo pessoal)

 

Juliana afirma que decidiu compartilhar o vídeo não só para a mãe dela, mas para que outros idosos pelo país entendam a importância de se proteger. "Quem sabe outras vozinhas desse nosso Brasil também ouvem, se emocionem com o apelo dele e também fiquem em casa. Por um bem maior", finaliza. 

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Familia/Saude-e-Beleza-dos-pais/noticia/2020/03/menino-que-mora-na-holanda-grava-mensagem-para-avo-no-brasil-sobre-coronavirus.html