Thursday, March 19, 2020

Brasil tem 621 casos confirmados do novo coronavírus

Lavar as mãos com água e sabão com frequência é uma das melhores maneiras de evitar o contágio pelo vírus (Foto: Pexels)

 

O Brasil tem 621 casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com informações divulgadas nesta quinta (19) pelo Ministério da Saúde. A região Sudeste é a que apresenta o maior número de casos da doença (391), seguida por Nordeste (90), Sul (71), Centro-Oeste (61) e Norte (8).

Em coletiva de imprensa nesta quinta (19), o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou que o surto de coronavírus é  um problema de todos os brasileiros. “Não é uma epidemia do SUS, não é uma epidemia de São Paulo, não é uma epidemia do Acre, é uma possível epidemia nacional, é de todos os brasileiros”, disse. “Nesse momento, vai depender do comportamento coletivo a velocidade do aumento de casos para evitar a inviabilização do sistema de saúde”. O ministro reforçou que o isolamento familiar, a lavagem frequente das mãos por pelo menos 20 segundos e o distanciamento de pelo menos 2 metros em situações sociais inevitáveis são as melhores maneiras de evitar que o vírus se alastre..

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde (Foto: MS)

 

Nos postos de saúde, a partir dessa semana, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto receberão atendimento preferencial caso haja suspeita de Covid-19, assim como pacientes acima de 60 anos, com doenças crônicas e imunossuprimidos. A partir dessa quinta (19) parentes que estiveram em contato próximo com pessoas com sintomas gripais também receberão atestado médico para afastamento de 14 dias. Toda pessoa com sintomas gripais será tratado como um possível caso de coronavírus e deve, junto com seus familiares, ficar em isolamento domiciliar.

Em relação a amamentação, o ministro da Saúde reforçou que a prática deve continuar mesmo que a mãe esteja apresentando sintomas de gripe. Os cuidados extras são: lavar as mãos antes de cada mamada, utilizar máscara se estiver com algum sintoma e evitar falar ou tossir durante a amamentação.

Ao citar o cenário mundial, Mandetta questionou os dados divulgados pela China. “A China coloca que o surto foi apenas em Wuhan, tem dados de janeiro e fevereiro e diz que acabou em março. E como outras cidades da China não tiveram surtos? Por que o que estamos observando no Brasil é que, exceto a região amazônica, todas as outras estão tendo aumento sistemático de casos em bloco. É um cenário de característica nacional ou regional, o que torna mais difícil o monitoramento”, disse.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Saude/noticia/2020/03/brasil-tem-621-casos-confirmados-do-novo-coronavirus.html