Thursday, March 19, 2020

Licença-maternidade ilimitada? O que levou Felipe Neto a adotar benefício

Felipe Neto oferece licença-maternidade ilimitada como benefício na Netolab (Foto: Divulgação)

 

Há algumas semanas, o youtuber Felipe Neto anunciou que adotaria licença-maternidade e paternidade ilimitadas em uma das empresas que comanda, a Netolab. A decisão movimentou o universo da maternidade, já que o retorno ao trabalho depois de ter um bebê é motivo de preocupação a grande parte dos pais.

Felipe Neto conversou com CRESCER sobre o que o levou a criar esse benefício, que exige, além de um alto investimento da empresa, muito planejamento para garantir o funcionamento.

“Vi uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que apontava que 50% das mulheres que retornam da licença-maternidade são demitidas no Brasil. Isso mexeu comigo de maneira profunda, por isso estabeleci, além da licença ilimitada, a garantia de que nenhuma nova mãe poderá ser demitida durante 1 ano após o nascimento da criança”, conta o empresário à CRESCER.

A pesquisa a que Felipe Neto se refere foi publicada em 2018 e aponta que a queda no emprego se inicia imediatamente após o período de proteção ao emprego garantido pela licença. Após 24 meses, quase metade das mulheres que tiram licença-maternidade está fora do mercado de trabalho, um padrão que se perpetua inclusive 47 meses após a licença. A maior parte das saídas do mercado de trabalho, ainda segundo o estudo, se dá sem justa causa e por iniciativa do empregador.

“A ideia é de sempre buscar soluções para melhorar a felicidade e a valorização no ambiente de trabalho. Quanto maior for esse reconhecimento, mais o ambiente fica propício para a criatividade. Infelizmente muitos empresários enxergam de maneira diferente, espremendo benefícios. Eu acredito no exato oposto”, defende o Youtuber, que tem mais de 36,5 milhões de inscritos em seu canal.

Felipe acredita que a convivência próxima com amigos que acabaram de ter filhos, e o seu próprio sonho de se tornar pai, impulsionaram as mudanças na empresa, que já estão em vigor. “Tenho amigos muito próximos que acabaram de ter neném. Meu pai também me deu uma nova irmãzinha há 3 anos. E tenho dois afilhados, um recém-nascido, filho do meu primo, e outro sobrinho da Bruna, de um aninho. Acho que ver tantos nascimentos ao meu redor também mexeu um pouco comigo”, diz Felipe, que também sonha em ter filhos: “Acho que tudo a seu tempo, mas tenho esse desejo.”

A licença ilimitada na prática

Em vídeo, Felipe Neto apresenta casa onde ocorrem as criações da Netolab (Foto: Reprodução/YouTube/Felipe Neto)

 

A CRESCER questionou Felipe Neto sobre como será possível manter a produtividade da empresa sem saber ao certo por quanto tempo cada funcionário ficará fora do trabalho. Para o youtuber e empresário, porém, a cultura da empresa propicia que os colegas ajudem nas funções um do outro. A Netolab não divulga o seu número de funcionários.

“Estudando e entrevistando mães e pais, percebemos que é natural as pessoas quererem voltar ao trabalho depois de um tempo, até para fugir da rotina, mas a pressão de saber que tem uma data específica costuma fazer muito mais mal do que bem. Nós vamos dar liberdade para que o retorno aconteça de maneira suave, podendo conciliar com home-office caso a pessoa prefira, até de fato ela estar pronta para voltar oficialmente. A entrega não será comprometida, pois temos profissionais que se ajudam constantemente, em função da nossa cultura.”

Felipe diz que pretende expandir o benefício a suas outras empresas. Além da Netolab, ele é sócio na Play9, IN Studios, Vigia de Preço e Final Level. “Isso está sendo estudado nesse momento. Meu desejo é de implementar a medida em todas as empresas.”

A empresa fará um investimento de R$ 1 milhão na área de benefícios neste ano. Para 2021, a expectativa é triplicar esse número.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Familia/Maes-e-Trabalho/noticia/2020/03/licenca-maternidade-ilimitada-o-que-levou-felipe-neto-adotar-beneficio.html