Inserir alimentos integrais, que geram saciedade e são saudáveis, são sempre uma ótima opção. Mas é bom lembrar que os grãos — com exceção do arroz branco — possuem em sua casca um antinutriente chamado fitato (ácido fítico), que acaba atrapalhando a absorção de algumas substâncias importantes, como o ferro, por exemplo. Muitas pessoas se queixam de desconforto abdominal e gases com o consumo de grãos, e esses efeitos são minimizados com a retirada do fitato.
Por isso, o demolho deve ser feito para que esse fitato seja retirado. Para os grãos maiores e mais duros, como o grão de bico e os feijões, é recomendado deixar de 12 a 18 horas; já o restante, como lentilha, 12 horas. A água deve ser trocada pelo menos 1 vez e, para cada xícara de água, acrescente 1 colher de sopa de limão espremido ou vinagre de maçã. Além de retirar o fitato, o demolho diminui o tempo de cozimento.
Dito isso, trago para vocês uma salada de grãos que pode ser consumida por todas as faixas etárias. No caso dos bebês menores de 1 ano, atente-se à textura. Nesse caso, deixei 24 horas com a intenção de não cozinhar, deixando os grãos mais firmes.
Salada de grãos
Ingredientes:
- 1 xícara de arroz 7 grãos
- 1 cebola roxa média
- 1/2 xícara de vinho branco
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- 1 xícara de tomate cereja
- 1/2 xícara de damasco
- Castanhas trituradas a gosto
- Salsinha a gosto
Modo de fazer:
Deixe o arroz de molho por 24 horas. Refogue no azeite, a cebola roxa bem picada e acrescente o arroz e 1/2 xícara de vinho branco. Se sentir que está muito duro, coloque um pouco de água fervente para cozinhar um pouquinho. Tempere com sal e pimenta do reino e, depois de pronto, acrescente os tomates cereja picados e o damasco (se preferir mais macio, deixe hidratando um pouco em águas filtrada). Por última, as castanhas trituradas e a salsinha. Um 2021 com muita saúde!
+ Receita: Torta salgada de frango com iogurte
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/noticia/2021/01/salada-de-graos-aprenda-fazer.html