Thursday, January 14, 2021

Denise Fraga: "Os pais vivem um misto de amor e ódio pelo celular na mão de seus pequenos"

Segundo OMS, uso de telas está ligado ao aumento de casos de miopia (Foto: Pexels)

 

Não se sinta culpado. Ninguém sabe o que fazer. Quando tudo isso começou, fiquei imaginando os caras lá em cima falando, nossos novos deuses, os hackers do laboratório do Grande Irmão:

– Vocês não entenderam?! Será que eu preciso mandar uma pandemia para vocês entenderem que não é para conviver? Já lhes foi dado equipamento suficiente para o isolamento! Será que vocês precisam de uma quarentena para perceber isso?!

 


É assustador. Mas o tempo passou, e eu fui mudando a cena da minha imaginação.

– Vocês não entenderam nada!  Precisava uma pandemia, que fizesse vocês sentirem tanta saudade dos amigos, da família, de abraçar, de beijar, para vocês entenderem que estão usando errado os seus brinquedinhos?! É para usar quando precisa, e não ficar enfiados com o nariz na tela o dia inteiro deixando seus filhos cair da escada!

Agora o tempo passou de novo, e alterno a imaginação. Ora eles me vêm de um jeito, ora de outro. Mas o que está bem claro para mim é que esta quarentena tem nos dado a oportunidade de entender que podemos usar a tecnologia de forma mais afetiva. Nossa saudade inundou as nossas conexões, e eu tenho me sentido ligeiramente vitoriosa quando consigo perceber e, por exemplo, transformo o telefonema para a minha mãe em chamada de vídeo, rápida que seja. Sua imagem me esquenta o coração e canto vitória, dando uma banana para essa entidade tecnológica que mudou a nossa vida, acelerou o nosso tempo, roubou a nossa plenitude, cultiva dia após dia a nossa ansiedade e vem comprometendo seriamente a nossa gentileza e a nossa educação. Sigo, então, como formiga, discreta, contando mínimos pontos de vitória nas vezes que consigo mais usar do que ser usada pelo brinquedo do Grande Irmão.
 

“Tem sido doce para mim ouvir as vozes. Nunca gostei tanto dos áudios”
Denise Fraga


Não se sinta culpada. Ninguém sabe o que fazer. A quarentena nos empurrou ainda mais para a vida virtual. Os pais vivem um misto de amor e ódio pelo celular na mão de seus pequenos – afinal, o que seria do isolamento infantil sem essa janela asséptica? E seguimos desorientados e sem forças para policiar o tempo, deles e nossos. Jogando a toalha em muitas noites de cansaço, deixando a família absorta em sua luz azul.

 


Não se sinta culpada, mas continue remando. O que não dá é para parar de fazer força contra este rio caudaloso e avassalador, porque o precipício é grande. Vitórias mínimas? Venho tentando as minhas. A eterna tentativa de diminuir o tempo, mensagens mais cuidadosas, carinho nas figurinhas, chamadas de vídeo no lugar de telefone, telefone no lugar de WhatsApp, canções de ninar em áudio para os amigos, áudios para amigos. Tem sido doce para mim ouvir as vozes. Nunca gostei tanto dos áudios.

O primeiro passo é ter consciência da força. Sua e deles. Vale ver O Dilema das Redes, documentário da Netflix. Assusta, mas dá vontade de lutar. 

Nossos pequenos podem viver com seus celulares no nariz, mas precisam descobrir ali o lugar do afeto.

 

. (Foto: Cauê Moreno/Editora Globo)

 

Denise Fraga é atriz, casada com o diretor Luiz Villaça e mãe de Nino, 23 anos, e Pedro, 21



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Denise-Fraga/noticia/2021/01/denise-fraga-os-pais-vivem-um-misto-de-amor-e-odio-pelo-celular-na-mao-de-seus-pequenos.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!