Um estudo publicado nesta terça-feira (26) na revista Physics of Fluids e desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Nicósia, no Chipre, descobriu que, ao contrário do se imaginava, purificadores de ar podem aumentar a disseminação de vírus em ambientes fechados.
Geralmente, um purificador de ar é necessário em espaços apertados para matar vírus e bactérias presentes no ambiente, usando radiação ultravioleta. Porém, os pesquisadores descobriram que, na verdade, esses dispositivos aumentam a dispersão de gotículas de saliva, que podem transportar o vírus pelo ar.
LEIA TAMBÉM: Animação mostrar como o coronavírus pode chegar até você
Para a realização do estudo, uma tosse leve foi simulada em um espaço 3D projetado para ser equivalente a um elevador com capacidade para cinco pessoas, com um purificador de ar em funcionamento. A pesquisa não analisou se o mecanismo interno do purificador mata o vírus da covid-19.
"Nós quantificamos o efeito da circulação de ar na transmissão do vírus e mostramos que a instalação de um purificador dentro de um elevador altera a circulação de ar significativamente, mas não elimina a transmissão aérea", disse para a imprensa um dos autores do estudo, Dimitris Drikakis.
+ O que o Centro de Controle de Doenças dos EUA diz sobre a propagação do coronavírus?
A descoberta foi de que o risco de transmissão de vírus pelo ar é menor quando a taxa de ventilação do ambiente é baixa. "As autoridades reguladoras devem definir a ventilação mínima necessária no elevador, dependendo do tipo de edifício”, disse à imprensa Talib Dbouk, que também é autor da pesquisa.
Outra solução apontada pelos pesquisadores é diminuir o número de pessoas que podem entrar simultaneamente em um elevador, para minimizar a propagação do vírus.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/01/purificador-de-ar-pode-ajudar-espalhar-o-virus-da-covid-19-em-ambientes-fechados-diz-estudo.html