Um novo relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos apontou que os casos de covid-19 entre crianças mais novas permaneceram baixos, mesmo com abertura das escolas. O relatório, publicado na última quarta-feira (13/1), considerou mais de 2,8 milhões de casos de coronavírus nos Estados Unidos, confirmados em laboratório em pessoas de 0 a 24 anos de 1º de março a 12 de dezembro.
Segundo o relatório, a incidência relatada e os resultados positivos do teste entre crianças de 0 a 10 anos foram consistentemente mais baixos do que aqueles em grupos de idade mais avançada. Entre esses casos, a maioria (57,4%) ocorreu em adultos jovens de 18 a 24 anos. Já os adolescentes de 14 a 17 anos representaram 16,3% dos casos, as crianças de 11 a 13 anos por 7,9%, enquanto aquelas de 5 a 10 anos por 10,9% e aqueles de 0 a 4 anos por 7,4%.
No início de dezembro, 62% dos distritos escolares dos Estados Unidos tinham aberto para ensino presencial total ou parcial (híbrido com o virtual). Apesar disso, os relatos de surtos ao CDC em escolas de ensino médio e fundamental foram “limitados”, escreveram os pesquisadores do CDC. A partir da semana inciada em 6 de dezembro, a incidência de covid-19 entre a população em geral foi semelhante em condados com aprendizagem presencial - 401,2 casos por 100 mil pessoas - com aqueles que estavam apenas online - 418,2 por 100 mil pessoas.
Para prevenir a transmissão do coronavírus nas escolas, a transmissão na comunidade deve ser controlada, disse o relatório. Comunidades e escolas devem implementar estratégias de mitigação, como usar máscaras, e as pessoas devem aderir a elas. As recomendações do CDC já dizem que as escolas devem ser as últimas a fechar depois que todas as outras medidas de mitigação foram tentadas, e as primeiras a reabrir quando for seguro fazê-lo, observou o relatório. “Quando a transmissão da comunidade é alta, casos em escolas devem ser esperados e, como em qualquer ambiente de grupo, as escolas podem contribuir para a transmissão de covid-19, especialmente quando medidas de mitigação não são implementadas ou seguidas", disse o relatório.
No entanto, os pesquisadores alertam que existem limitações para o relatório, incluindo que os casos covid-19 são provavelmente subestimados entre os jovens, devido ao volume de teste menor, e tendências de casos entre professores e funcionários da escola não estão disponíveis. Por isso, novos estudos serão realizados.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2021/01/mesmo-com-abertura-das-escolas-numero-de-casos-de-covid-continua-ser-mais-baixo-entre-criancas-mais-novas-diz-estudo-do-cdc.html