Em São Paulo, o início do ano letivo foi adiado para 8 de fevereiro na rede estadual, tanto na forma presencial, como híbrida. O anúncio foi feito pelo governador, João Doria, nesta sexta-feira (22), em coletiva de imprensa. Além disso, governador também afirmou que a obrigatoriedade da presença em sala de aula está suspensa para as regiões que estão nas fases laranja e vermelha.
A primeira semana de fevereiro, na rede estadual, será usada para formar os professores e também para receber as famílias para falar sobre a importância da volta. A partir de 8 de fevereiro, terá um acolhimento, prática dos protocolos e aprendizado das ferramentas tecnológicas. Quanto às escolas particulares, elas podem voltar a partir de 1º de fevereiro, se quiserem. O que mudou é que elas não podem obrigar os alunos a comparecerem em aulas presenciais. Lembrando que as regiões que estão na fase vermelha ou laranja precisam operar apenas com 35% da capacidade.
ATUALIAZAÇÃO DO PLANO SÃO PAULO
Na coletiva, o governo também anunciou que o estado inteiro está na fase vermelha entre 20h e 6h, todos os dias da semana, aos sábados, domingos e feriados. A medida vale de 25 de janeiro a 7 fevereiro. Na fase laranja, podem funcionar todas as atividades da fase amarela, com exceção dos bares. Já na fase vermelha, só funcionam serviços essenciais. Assim, os parques estaduais ficarão fechados aos fins de semana.
Na atual configuração do Plano São Paulo, apenas Barretos, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, Sorocaba e Taubaté estão na fase vermelhas, as demais cidades estão na fase laranja. A medida de atualização do plano vem em um momento crítico da pandemia, com aumento dos casos de covid-19 e óbitos. O Estado tem 16.679.759 casos de covid-19 e 51.192 óbitos. Em três semanas, mais de mil leitos foram ocupados em Terapia Intensiva.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/01/sp-aulas-sao-adiadas-e-esta-suspensa-obrigatoriedade-presenca-dos-alunos.html