Com seu livro infantil Ambitious Girl [tradução literal Menina Ambiciosa], Meena Harris quer mostrar para as meninas que não há nenhum problema em ter ambição. O livro é estrelado por uma jovem negra, que não tem medo de mirar alto! A autora sempre quis abordar esse tema. Em 2008, ela estava focada na organização do voto juvenil para a campanha presidencial de Barack Obama, quando ouviu a palavra "ambicioso" ser muito usada - e não de um jeito bom. “Era uma referência às mulheres com aspirações políticas”, disse Harris, 36, à NBC News. “Foi dito de forma negativa, ‘ah, você sabe que ela tem ambições políticas’, para sugerir que alguém era calculista ou oportunista, em vez de celebrar uma mulher que deseja concorrer a um cargo, algo que é tão necessário".
“Naquele momento específico, eu me senti tão farta”, contou Harris. “Como mulher, você pode ser ambiciosa, mas nunca ambiciosa demais.” A autora tem muitas parentes ambiciosas, incluindo sua tia, a vice-presidente Kamala Harris, sua mãe Maya Harris, que serviu como conselheira política sênior de Hillary Clinton durante sua campanha de 2016, e sua falecida avó Shayamala Gopalan, uma defensora dos direitos civis ativista e pesquisadora do câncer. “Aprendi desde muito cedo a celebrar a ambição e a pensar que isso era uma coisa boa “Somos ensinadas a esconder a ambição, diminuí-la, ter vergonha dela ou então seremos vistos como sedentas de poder. Nunca dizemos isso sobre os homens”. O livro Ambitious Girl foi lançado no dia 19 de janeiro, poucos meses depois de Harris ter escrito seu primeiro livro infantil, Kamala e Maya’s Big Idea, uma história que homenageia as irmãs Harris.
Segundo a autora, seu mais novo livro infantil foi escrito enquanto ela estava em São Francisco (EUA), com seu parceiro Nikolas Ajagu e suas duas filhas, durante a pandemia. “A motivação para esta jornada foi que eu não estava vendo nenhuma garota negra ou vendo nossa família refletida nas páginas dos livros”, disse Harris. “A diversidade nos livros infantis se tornou uma causa muito importante para mim. Você não pode ser o que você não pode ver".
No livro, ilustrado por Marissa Valdez, a jovem protagonista vê uma mulher poderosa na TV. Mesmo que o público chame essa mulher de “persistente demais”, “confiante demais”, “ambiciosa demais”, a garota é inspirada a deixar sua própria marca no mundo algum dia. “Vamos reformular isso para que as crianças, e especialmente as meninas, possam ter as ferramentas para que não deixem que outras pessoas as destruam”, disse a autora.
Harris começou seguindo uma direção semelhante à de sua família. Cresceu em Oakland (EUA) como filha única, ela disse que sua mãe e sua tia a tratavam como uma pequena adulta. Logo depois, estudou em Stanford como estudante de graduação e em Harvard. Antes de se dedicar aos livros infantis, a autora trabalhou como consultora de comunicação na campanha de Kamala Harris para senadora em 2016 e depois trabalhou em alguns cargos coorporativos.
Em dezembro, Harris anunciou que estava construindo um estúdio chamado Phenomenal Productions. A produtora vai beneficiar diversas causas e terá como foco histórias sobre jovens negros. Harris disse que quando se trata de sua própria ambição, ela segue o conselho de sua avó. “Aprendi que a ambição dá propósito e visão, mas que não vai ser fácil. Você terá pessoas dizendo que você é 'muito jovem’,‘muito isso’,‘muito aquilo’, e eu vi minha mãe e minha tia experimentando isso em suas carreiras profissionais. Mas, de acordo com o que fomos ensinadas por minha avó, elas não aceitaram um "não" como resposta".
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Entretenimento/noticia/2021/01/meena-harris-sobrinha-de-kamala-incentiva-ambicao-feminina-em-livro-infantil.html