Uma mãe que amamentava seu filho na beira de uma piscina pública na cidade de Blenheim, na Nova Zelândia, teve que se retirar a pedidos do salva-vidas, nesta terça-feira (26). A mulher, que não teve sua identidade divulgada, disse em entrevista à imprensa local que ficou chocada com a atitude.
Segundo o relato, ela estava na piscina com seus dois filhos quando percebeu que o menor estava com fome. Ela então se dirigiu até a borda da piscina para amamentá-lo, enquanto continuava supervisionando o segundo filho, de 4 anos. “Em 20 segundos, havia um salva-vidas bem em cima de mim", contou ela.
LEIA TAMBÉM: Mãe que amamenta filho de 5 anos relata preconceito: ‘Não acham normal’
O salva-vidas teria pedido para ela se retirar para que o leite materno não escorresse para dentro da água. "Mulheres que amamentam vazam de qualquer maneira. Quer eu esteja alimentando meu bebê ou não, provavelmente estou vazando leite materno na piscina de qualquer maneira”, declarou a mãe.
A gerente geral da piscina, Bridget Taylor, argumentou que existe um local apropriado para que as mães amamentem longe da borda da piscina, para evitar que regurgitações ou vômito entrem na água. “Isso evita a necessidade de fechar as piscinas para limpeza durante as sessões públicas movimentadas", disse. A mãe, no entanto, desejava permanecer perto da água para ficar próxima ao outro filho em caso de algum acidente.
+ Mães ainda se sentem desconfortáveis ao amamentar em público, diz estudo
Ao amamentar, a mulher relatou que retirou uma das alças do biquíni, mas o tecido continuava a cobrir seu seio e o mamilo não ficou exposto. Agora, ela afirma que não voltará ao local porque não se sente bem-vinda.
A gerente da piscina afirma que pode oferecer opções diferentes caso a mãe resolva voltar a frequentar a piscina. "Trabalhamos constantemente para melhorar a segurança da água e a educação dos nadadores em nossas piscinas, e queremos apoiar todos os pais que trazem seus filhos para nossas instalações”, declarou.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/01/salva-vidas-pede-que-mae-que-amamentava-bebe-se-retire-de-piscina-publica-na-nova-zelandia.html