Wednesday, January 27, 2021

Estudo indica que crianças que passam muito tempo usando aparelhos touchscreen se distraem com mais facilidade

EXCESSO DE TELA MODIFICA CÉREBRO DAS CRIANÇAS (Foto: Getty Images)

 

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (26) pela Scientific Reports sugere que crianças que passam longos períodos utilizando telas touchscreen podem se distrair com mais facilidade, tendo reduzida a sua capacidade de manter o foco durante as atividades do dia a dia.

“Tem havido uma preocupação crescente de que o uso de touchscreen por crianças pode impactar negativamente o desenvolvimento de sua atenção, mas anteriormente não havia evidências empíricas para apoiar isso”, disse ao Daily Mail o autor do estudo, professor Tim Smith, do Centro para o Cérebro e Desenvolvimento Cognitivo Birkbeck, da Universidade de Londres.

LEIA TAMBÉM: Telas x pandemia: 65% das crianças estão viciadas em eletrônicos

O estudo selecionou 56 crianças entre outubro de 2015 e março de 2016 para acompanhar durante três períodos: aos 12 meses, 18 meses e 3 anos e meio. Para a análise, os pais respondiam à pergunta: “em um dia normal, quanto tempo seu filho gasta usando dispositivos com tela sensível ao toque (tablet, smartphone ou laptop)?”.

A atenção dos participantes foi medida em laboratório, utilizando um rastreador ocular. Estímulos foram apresentados em um monitor enquanto a criança estava sentada no colo dos pais a aproximadamente 60 cm de distância.

+ Excesso de telas pode fazer crianças perderem habilidade de desenhar

Foi analisado que crianças com maior tempo de uso de aparelhos tochscreen olhavam mais rapidamente para o monitor quando objetos apareciam e eram menos capazes de ignorar objetos que as distraíam. Porém, os pesquisadores não têm certeza se esse fato pode ser atribuído ao uso dos aparelhos. “No momento, não podemos concluir que o uso de tela sensível ao toque causou as diferenças de atenção”, disse ao Daily Mail a autora do estudo, Ana Maria Portugal, do Karolinska Institutet, Estocolmo, Suécia.

"É um sinal positivo que as crianças tenham se adaptado às demandas multitarefa de seu complexo ambiente cotidiano ou isso se relaciona a dificuldades durante tarefas que exigem concentração? O que precisamos saber a seguir é se essa diferença de atenção é vantajosa ou prejudicial para sua vida cotidiana”, ponderou o co-investigador Rachael Bedford, do Departamento de Psicologia da Universidade de Bath.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/01/estudo-indica-que-criancas-que-passam-muito-tempo-usando-aparelhos-touchscreen-se-distraem-com-mais-facilidade.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...